Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social participa de...

Assistência Social participa de Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares em Lages

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa até sexta-feira, 22, do Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares e Atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em Lages. O objetivo é a formação continuada dos conselheiros tutelares.

“Nesse encontro vamos acompanhar assuntos como as resoluções e as leis que envolvem crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda a importância do Sistema de Informação para Infância e Adolescência em que o Conselho Tutelar é um dos principais atores (Sipia CT) e os instrumentos para ações dos conselheiros tutelares nos municípios, estados e no país. Tudo isso para reforçar as políticas públicas em Santa Catarina para esse público”, explica Joice Gomes, Coordenadora Estadual do SIPIA Conselho Tutelar na SAS, que representou a SAS no evento.

Para esta terça-feira, 20 de fevereiro, está prevista a Mesa Redonda: Desvendando o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Os Três Eixos Fundamentais que compõem o Sistema de Garantia de Direito e a Distribuição Funcional dos Serviços da Rede Técnica de Proteção Infanto-juvenil.

Outro assunto a ser tratado é a oficina “Violações de Direitos à Luz das Disposições do ECA – Identificação, Responsabilidade e Medidas de Proteção”. Serão abordadas as atribuições específicas do Conselho Tutelar descritas no Art. 136 do ECA; Identificação da Violação de Direito; Identificação do Agente Violador; Medidas de Proteção Aplicáveis; Legislações Pertinentes; Referência e Contrarreferência.

O Conselho Tutelar é um órgão de proteção que existe para zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescente quando estes direitos forem violados, ameaçados de serem violados ou até mesmo em casos suspeita de violação de direitos de crianças e adolescentes sempre com base na Lei 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS. Foto: Divulgação SAS.
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support