Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social participa da...

Assistência Social participa da Caravana da Juventude Negra em Santa Catarina

Foto: Agecom/ UFSC

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) está participando da Caravana da Juventude Negra nesta segunda e terça-feira, dias 21 e 22 em Santa Catarina. A caravana é uma iniciativa do governo federal e percorre todas as capitais do país com o objetivo de reduzir a morte de jovens negros no Brasil e de elaborar o Plano Juventude Negra Viva. O encontro ocorre na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e reúne representantes de movimentos sociais e da juventude.

“Pela primeira vez a juventude negra está discutindo a situação e foi convidada a apresentar propostas de acordo com sua realidade, então é um evento muito importante”, disse a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS, Regina Suenes. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, apoia a iniciativa, auxiliando na organização do evento e também na divulgação.

Coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral, a caravana tem como objetivo formular políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra. Durante os encontros, os participantes podem dar sugestões para a elaboração do plano, que será lançado em novembro deste ano.

No plano serão discutidos eixos de várias áreas como segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade e a participação dos jovens negros nesse debate dando sua contribuição é fundamental.

Um dos principais focos do plano é a redução da letalidade entre jovens negros de todo o Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso. Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, entre 2012 e 2019, demonstrou que a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior que a taxa nacional.

Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support