Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Assistência Social lança projeto...

Assistência Social lança projeto SC Solidária que vai beneficiar instituições de cidades que decretaram Emergência e Calamidade

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família lança esta semana mais uma ação para beneficiar os municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade por causa das chuvas do ano passado: é o SC Solidária que vai proporcionar a entrega de diversos itens para instituições de 15 municípios catarinenses mais atingidos pelas enchentes.

Para o projeto, a SAS assinou um Termo de Doação com a Superintendência Estadual dos Correios que garante o reaproveitamento de materiais decorrentes de itens de refugo postal, ou seja, que não foram retirados das agências no prazo estabelecido por lei.

Todos os itens foram separados em quatro tipos de kits pelos servidores da SAS e agora começam a ser entregues para as instituições como Apaes, lar de idosos, crianças, entre outras.

O primeiro kit é composto de utensílios de cozinha mais itens de cama, mesa ou banho. O segundo de artigos de higiene pessoal e beleza, o terceiro de vestuário misto incluindo peças de adulto e infantil e o quarto kit de artigos diversos de decoração.

De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, o objetivo do SC Solidária é promover melhorias nas condições de vida da população atingida por eventos climáticos:

SONORA

Ao todo, 15 municípios elencados no ranking dos mais afetados em função das condições climáticas, durante os meses de outubro e novembro de 2023, serão beneficiados.

O diretor da Apae de Rio do Sul, Jean Marcos Baumer, agradeceu as doações que chegaram num momento tão importante para as famílias:

SONORA

Os critérios foram selecionados devido à sua relevância na mensuração dos danos causados por eventos calamitosos, fornecendo uma perspectiva abrangente sobre a extensão dos estragos e as necessidades dos municípios impactados.

Já a indicação das entidades assistenciais foi feita pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).