Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social lança guia...

Assistência Social lança guia de acesso rápido da atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidade

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vai lançar nos próximos dias um guia de acesso rápido da atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidade como a que ocorreu no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis, após o rompimento de um reservatório de água. O intuito é capacitar os profissionais dos municípios sobre como agir quando esses casos acontecem, como utilizar os recursos e outras informações importantes.

O material, que será disponibilizado no site da SAS e encaminhado aos municípios, traz informações que auxiliam até mesmo as Defesas Civis municipais, já que ambas as secretarias trabalham de forma interligada em emergências e calamidades.

De acordo com a gerente de proteção Social de Alta Complexidade da SAS, Amanda Ramos Luz, a ideia é contribuir para o apoio realizado pelas equipes junto à população atingida por situações de emergência e calamidade pública. “Esse material vem contribuir com as equipes assistenciais em diversos aspectos. Tratamos, por exemplo, sobre os decretos de Emergência e Calamidade, abertura do gabinete de crise com todos os órgãos envolvidos e as ações de caráter emergencial”, explica.

 Outra orientação importante do Guia de acesso rápido é sobre a abertura e gestão dos abrigos provisórios e ainda a utilização dos cofinanciamentos federal e estadual diante dessas situações. O material também traz de forma rápida, contatos úteis da SAS e links que as equipes utilizam para preenchimento de cadastros de famílias afetadas.  “A ideia é pessoa conseguir acessar de forma rápida sempre que necessário”, completa.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que a atuação socioassistencial em contextos de emergência e calamidade deve ser pautada em ações articuladas de planejamento, prevenção, resposta emergencial e atuação no pós-emergência. “Sempre falamos que numa emergência a Assistência Social é uma das primeiras a entrar e a última a sair, porque o atendimento para as famílias continua mesmo depois de tudo se normalizar, então esse material vai auxiliar muito os municípios”, afirma.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support