Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Assistência Social e Epagri...

Assistência Social e Epagri firmam parceria para cadastro de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos

Em uma reunião nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) firmou uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para mobilizar extensionistas de todo estado a auxiliarem agricultores no cadastro para vender produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ao todo o Estado terá R$ 10 milhões para compras da agricultura familiar que vão beneficiar equipamentos de toda a rede socioassistencial.

Com a parceria, inicia nos próximos dias a habilitação dos agricultores de todo o estado que tenham intenção de vender produtos para os 130 municípios inscritos no PAA em Santa Catarina.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, explica como será esta parceria:

SONORA

O edital do PAA em Santa Catarina prevê a possibilidade de compra de 162 produtos.

Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, comenta sobre a mobilização para otimizar os cadastros e trazer uma venda garantida ao agricultor:

SONORA

No último edital, Santa Catarina foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA.

Eram 248 produtos cadastrados, desde verduras e legumes, mel, pães, bolacha, polpa de fruta, entre outros. O número de agricultores foi de 293 e a meta para 2024 é ampliar para 800.