Assistência Social e Cedim discutem estratégias de utilização dos Ônibus Lilás
Foto: Helena Marquardt/ SAS
Representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) se reuniram na tarde desta quinta-feira, 15, para discutir estratégias de utilização dos dois Ônibus Lilás e a programação para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher em Santa Catarina.
Os veículos são utilizados para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta.
No encontro, a secretária adjunta da SAS, Luciane dos Passos, destacou que os ônibus de Santa Catarina vão passar por uma manutenção, para que nos próximos meses estejam em condições de percorrer o estado e serem utilizados para as mais diversas ações de combate a violência. “Nossa intenção é utilizar cada vez mais esses veículos no atendimento das mulheres e principalmente na prevenção da violência”, disse.
No encontro também foram discutidas estratégicas de utilização como visitas a locais definidos a partir do mapa da violência que é utilizado pela Polícia Civil. Outra proposta é fortalecer as parcerias com toda a rede, como as secretarias de Saúde e Educação, para também promover ações que possam atrair o maior número de mulheres para os ônibus.
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
A intenção é que os ônibus voltem a percorrer o estado durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha, criada pelo Conselho Nacional de Justiça promove, a partir do dia 20 de novembro, reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.
O movimento criado pelo CNJ, que busca sensibilizar a sociedade para o tema. A campanha representa para o CNJ um marco no aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressões no âmbito. Ela também está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, o ODS 5, que visam estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br