Assistência Social de SC segue acompanhando atendimento aos atingidos por enchentes
Fotos: Helena Marquardt/Asom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, segue acompanhando o atendimento à todas as famílias atingidas pelas enchentes de semana passada em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 20, a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos esteve em Itapema, um dos locais mais afetados, prestando orientação técnica sobre o cadastramento, concessão de benefícios socioassistenciais e acompanhamento das equipes após a volta para casa.
“Santa Catarina é um estado frequentemente acometido por questões climáticas como as chuvas da semana passada e a Assistência Social nesse momento é essencial para o atendimento dessas famílias. Então fazemos essas orientações, de uma forma muito próxima, principalmente a liberação de benefícios socioassistenciais e outras questões”, ressalta a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos.
Luciane lembrou ainda que a maioria das famílias já retornaram para suas residências, mas continuarão sendo acompanhas pela assistência social, por isso o cadastramento é fundamental. “Muitas infelizmente perderam tudo e vão precisar ao longo dos meses desse acompanhamento para terem suas vidas reestruturadas”, completou.
A secretária de Assistência Social de Itapema, Iris Pinto, agradeceu toda ajuda recebida do Governo do estado desde quinta-feira. “Queremos agradecer ao governo por todo apoio para poder auxiliar essas famílias que foram atingidas pela enchente. Nosso muito obrigado de coração. Todas as famílias estão sendo amparadas”, ressaltou.
O papel da Assistência Social em emergências e calamidades
Gestão dos abrigos: Uma das suas atribuições mais importantes é a gestão dos abrigos, oferecendo não apenas um local seguro, mas também suporte às demandas, acesso aos direitos e apoio material às famílias atingidas.
Cadastro das famílias: Além disso, as equipes da Assistência Social fazem o cadastro das famílias, uma etapa essencial para garantir que todas as necessidades sejam identificadas e atendidas de maneira eficaz. Esse processo não apenas facilita a distribuição de recursos, como também permite um acompanhamento contínuo das condições e necessidades de cada grupo, sejam de saúde ou outras políticas públicas essenciais.
O trabalho continua após a crise: Quando a situação de emergência ou calamidade acaba, o trabalho continua com os atingidos para que todos possam refazer seu projeto de vida e sair da situação de vulnerabilidade. Os profissionais continuam atuando para acompanhar as famílias, fortalecer os vínculos comunitários e garantir direitos auxiliando no acesso a benefícios e políticas públicas que contribuam na recuperação.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br