Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Assistência Social
  4. /
  5. Assistência Social de Santa...

Assistência Social de Santa Catarina palestra no Comac sobre Gestão do Suas e Financiamento

Foto: Helena Marquardt/ SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família ministrou duas palestras no primeiro dia do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac), que iniciou nesta quarta-feira, 6, e segue até o dia 8 de novembro em Balneário Camboriú. Os temas apresentados pela SAS foram a Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Cofinanciamento Estadual.

No maior evento municipalista do estado, que reúne gestores e servidores de toda Santa Catarina, pela manhã a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos, destacou a importância de uma gestão técnica na Assistência Social combatendo o assistencialismo e melhorando cada vez mais a Política de Assistência Social em todas as cidades de Santa Catarina. ”Estamos muito felizes de participar desse evento e poder orientar tecnicamente os novos prefeitos para que façam uma transição de forma responsável na Assistência Social que é uma política pública tão importante”, afirmou.

Em sua palestra a diretora da SAS, Gabriella Dornelles, trouxe um panorama geral da Assistência Social em Santa Catarina apresentando os equipamentos como Cras, Creas e Centro Pop, e como eles estão distribuídos no estado. “Hoje Santa Catarina tem todo seu território com cobertura de Cras, ao todo são 402, mas ainda precisamos avançar na proteção especial e para isso precisamos de um olhar técnico dos novos gestores. Os casos de acolhimento, por exemplo, são a nossa maior lacuna e estamos tentando auxiliar os municípios”, disse.

Já a tarde, em outra palestra SAS abordou o Financiamento da Política de Assistência Social apresentando seu modelo pioneiro de cofinanciamento que foi implantado em 2023. Com ele, cada cidade passou a receber os recursos conforme seu porte e serviços executados à população. O repasse, que em 2024 foi de R$60 milhões, é feito sempre em três parcelas.

O valor é sempre dividido entre a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Benefícios Eventuais e Incentivo à Gestão.
Nesta quinta-feira, 7, a secretária, Maria Helena Zimmermann, palestra sobre a Estruturação da Política Municipal de Habitação para Acesso aos Programas Estaduais. A apresentação ocorre no palco C.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts