Assistência Social conhece projetos da Fiesc e estuda parcerias
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, e representantes de todas as diretorias da pasta estiveram nesta sexta-feira, 11, na sede Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para conhecer as ações de responsabilidade social da entidade e tratar de futuras parcerias.
No local, os servidores puderam conhecer todas as plataformas utilizadas pela Fiesc e fazer a interface com projetos da SAS para que sejam oferecidas pela Secretaria soluções inovadoras que podem beneficiar os usuários da Política de Assistência Social, especialmente projetos voltados aos imigrantes, mulheres e jovens.
O setor de responsabilidade social da Fiesc tem como foco os trabalhadores da indústria e pessoas em situação de vulnerabilidade. Dentre as ações da responsabilidade social estão o Eu voluntário, Fundo Social, Portal de Inclusão, Conexão +Saúde, Novos Caminhos e o Programa Oportuniza.
“O Governo do Estado, por meio da SAS, tem buscado articular ações com a indústria e demais segmentos para somar esforços em todas as regiões, e aproveitar o potencial deles fazendo parcerias para a realização de projetos e ações que beneficiem os usuários da Assistência Social”, disse a secretária Maria Helena Zimmermann.
Uma das parcerias que já está sendo estudada é uma plataforma para auxiliar na inserção de migrantes no mercado de trabalho já que segundo dados do sistema Sismigra da Polícia Federal aponta que o estado conta com mais de 106 mil imigrantes de mais de 100 nacionalidades.
Ao falar sobre possíveis parcerias, o gerente de Responsabilidade Social da Fiesc, Sandro Volpato Faria, ressalta que a Fiesc é signatária do Movimento ODS Santa Catarina, que tem como missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas organizações de Santa Catarina. “Esse é um movimento voluntário que visa cumprir os compromissos da Agenda 2030 da ONU para uma sociedade socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada e nosso objetivo é atender cada vez mais o entorno da indústria e desenvolver projetos de grande impacto social”.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos / Ascom SAS
Foto: Natália Lisboa/ Ascom
(48) 3664-0916