Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Assistência Social conclui levantamento...

Assistência Social conclui levantamento e inicia monitoramento do atendimento de quilombolas nos CRAS de SC

O Governo de Santa Catarina concluiu o levantamento de dados sobre a população quilombola no estado.

Agora começa uma nova etapa de trabalho: monitorar como é o atendimento dessa população nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) dos 19 municípios onde essas pessoas residem.

O diagnóstico foi feito com base em dados quantitativos coletados pelo IBGE no Censo de 2022, pela Fundação Cultural Palmares e também a partir de informações do Cadastro Único para Programas Sociais.

Além do quantitativo e localização, entre os pontos analisados estavam a formação acadêmica e até trabalho com carteira assinada.

De acordo com a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Regina Suenes, a ideia é fortalecer as políticas públicas e promover a valorização dos povos quilombolas e da sua cultura.

Dados do Censo 2022 do IBGE haviam indicado que Santa Catarina tinha 4.447 pessoas que se autoidentificaram como quilombolas.

Essa foi a primeira vez que o questionário incluiu perguntas para identificar pessoas que se reconhecem como quilombolas e as informações ajudam a embasar políticas públicas do Governo do Estado.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support