Assistência Social capacitou 789 conselheiros tutelares de 182 municípios sobre o novo Sipia CT em 2024
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) capacitou neste ano 789 conselheiros tutelares de 182 municípios sobre o novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia/CT), que fortalece o trabalho e a atuação desses técnicos em Santa Catarina.
A última capacitação de 2024 foi realizada na quinta-feira, 21, para os municípios da região da Grande Florianópolis e do Grande Oeste, na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, na Capital.
Os novos conselheiros tutelares foram eleitos em 2023 pelo voto popular em todos os municípios de Santa Catarina e têm uma gestão de quatro anos.
Segundo a coordenadora estadual do Sipia CT, Joice Gomes, através do novo sistema é possível identificar as áreas que precisem de maior intervenção:
SONORA
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) também foi tratado na capacitação. Ele consiste em uma política de proteção à vida de crianças e adolescentes em ameaça iminente de morte, bem como seus familiares.
O objetivo é prevenir a letalidade infanto-juvenil em todo o Brasil, por meio da proteção integral e inserção segura na sociedade em novo território.