Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social assina ordem...

Assistência Social assina ordem de serviço para a construção de Cras e Creas e para a reforma de Escola de Ofícios em Palhoça

A secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) assinou na semana passada a ordem de serviço para a construção de 51 de equipamentos de proteção social (Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas) e para a elaboração do projeto arquitetônico e complementar que visa reformar a Escola de Ofícios Dom Jaime de Barros Câmara em Palhoça, na Grande Florianópolis. O investimento é de R$ 19,5 milhões e os projetos integram as ações do Pacto pela Proteção Social.

Nesta segunda etapa, são 35 CRAS) e 16 Creas e o total previsto é de 61 e 27 respectivamente. Na primeira etapa, ocorrida em março deste ano, já foram assinadas as ordens de serviço para 26 CRASe 4 Creas.

O CRAS é a porta de entrada das famílias para a inclusão social. Por isso, são locais de acesso a serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC – para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais (auxílios natalidade, funeral e calamidade pública).

Já o Creas é o serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados: população de rua, adolescentes em medidas socioeducativas, crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil, vítimas de violência (sexual, física, psicológica e maus tratos), idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Hoje, existem 342 CRAS em 270 municípios e 87 Creas em 82 municípios.

“É com estes centros que os governos estadual e municipal podem atender a população mais vulnerável. Temos que promover, entre estas pessoas, um completo bem-estar físico, social e mental”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Jorge Teixeira.

Centro Educacional

A SST também assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto arquitetônico e complementar da Escola de Ofícios do Centro Educacional Dom Jaime de Barros Câmara, de Palhoça, na Grande Florianópolis. No local, são oferecidos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). No ano passado, foram oferecidas 800 vagas em cursos e no primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 2,3 mil vagas.

>>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Municípios beneficiados:

Creas

1) Dionísio Cerqueira
2) Palmitos
3) Tigrinhos
4) Palhoça
5) Capivari de Baixo
6) Laguna
7) São Francisco do Sul
8) Schoroeder
9) Joinville
10) Indaial
11) Camboriú
12) Garuva
13) Maravilha
14) Ponte Serrada
15) Ituporanga
16) Campo Erê

CRAS

1) Governador Celso Ramos
2) Joinville
3) São João Batista
4) Vitor Meirelles
5) Bela Vista do Toldo
6) Curitibanos
7) Irani
8) Porto União
9) Lindóia do Sul
10) Orleans
11) Laguna
12) Jaguaruna
13) Balneário Arroio do Silva
14) São João do Sul
15) Jupiá
16) União do Oeste
17) Belmonte
18) Bandeirante
19) Iporã do Oeste
20) Modelo
21) Barra Bonita
22) Abdon Batista
23) Passos Maia
24) Xanxerê
25) Jaborá
26) Brunópolis
27) Garuva
28) Braço do Trombudo
29) Petrolândia
30) Tijucas
31) Wittermarsum
32) Santa Rosa do Sul
33) Lauro Muller
34) Jacinto Machado
35) Meleiro

 {article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support