Assistência Social abre sala de situação e orienta municípios atingidos pelas chuvas sobre abertura de abrigos e utilização de recursos
A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, segue monitorando a situação das chuvas no estado e está orientando os municípios atingidos sobre abertura de abrigos e também sobre a utilização de recursos estaduais e federais em situações de emergência e calamidade.
A secretária Maria Helena Zimmermann ressalta que a secretaria segue acompanhando em tempo real e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança, como Bombeiros Militares, para garantir o atendimento a todos os catarinenses que precisarem.
Outro ponto importante é que a Secretaria disponibiliza o Guia de acesso rápido da atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidade. O intuito é capacitar os profissionais dos municípios sobre como agir quando esses casos acontecem, como utilizar os recursos e outras informações importantes.
O material, que pode ser baixado no site sas.sc.gov.br, traz informações que auxiliam até mesmo as Defesas Civis municipais, já que ambas as secretarias trabalham de forma interligada em emergências e calamidades. A ideia é contribuir para o apoio realizado pelas equipes junto à população atingida por essas situações orientando sobre decretos, abertura do gabinete de crise, entre outras informações.
Repórter: Marcos Cassettari