Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Assinado edital de licitação...

Assinado edital de licitação para o novo Fórum de Canoinhas

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 23, no Fórum da cidade, a assinatura do edital de licitação que definirá a empresa responsável pela construção da nova sede da Comarca de Canoinhas.

 

>>Acesse a galeria de fotos

O lançamento oficial do edital de licitação para a construção do novo Fórum desta comarca, uma obra orçada em um investimento inicial de R$ 18 milhões.

Na modalidade concorrência, o Edital nº187 foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda, 23 de junho, e foi assinado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nelson Schaefer Martins.

O novo Fórum terá uma área construída de 7,5 mil metros quadrados, sendo edificado em um terreno de 4 mil metros quadrados situado na Rua Duque de Caxias, entre o Corpo de Bombeiros e o 3º Batalhão de Polícia Militar. O terreno foi desmembrado da Polícia Militar em 2009, com a aprovação de lei pela Assembleia Legislativa.

O investimento previsto deverá superar os R$ 18 milhões. Depois da definição da empresa vencedora do processo licitatório, a obra terá prazo de conclusão de 30 meses a partir da assinatura do contrato. A data provável para abertura de recebimento das propostas das empresas licitantes será o dia 29 de julho.

Estrutura

O novo prédio terá capacidade de abrigar seis Varas, cada qual com respectivos gabinetes, salas de audiências e cartórios, mais um juizado especial, dois gabinetes para juízes substitutos e área própria para os representantes do Ministério Público.

Luta

Desde o ano de 2004, autoridades políticas e segmentos da sociedade vinham buscando a efetivação da obra. Por diversas vezes, nos últimos dez anos, vereadores canoinhenses foram a Florianópolis e participaram de reuniões com a presidência do TJ.

Os vereadores vinham expondo, durante os encontros, que além da ampliação da estrutura física, a nova sede também proporcionaria a criação de mais Varas fora as três já existentes, melhorando assim as condições de trabalho para magistrados e servidores do judiciário, dando também mais celeridade aos 17 mil processos em trâmite.

Discursos

Prefeito Beto Faria disse que a data representa um marco importante para o município e região. “Há sete meses estávamos aqui comemorando o centenário da Comarca e já havia essa expectativa”, ressaltou. Naquela oportunidade, o TJ havia apresentado a maquete eletrônica da nova sede.

Presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, afirmou que a atual administração do judiciário catarinense estava honrando um compromisso firmado pelas antigas presidências. “A Comarca de Canoinhas terá um dos Fóruns mais modernos e bem equipados do Estado de Santa Catarina”, garantiu.

Presenças

Também estiveram presentes no ato o secretário do desenvolvimento regional, Ricardo Pereira Martin, a desembargadora Salete Sommariva, titular da Coordenadoria de Execução Penal e Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Cepevid); o desembargador Jaime Ramos, coordenador do Conselho Gestor do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução e Conflitos do TJ; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Canoinhas, Sabrina Menegatti Pítsica; o juiz da 2ª Vara, Bernardo Augusto Ern; o juiz substituto, João Carlos Franco; a promotora de justiça Giselli Dutra, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Canoinhas, Israel Dias dos Santos; e os prefeitos Gilberto Damaso da Silveira, de Bela Vista do Toldo e Elói José Quege, de Três Barras, entre outras autoridades.

{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support