Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Assinada ordem de pagamento...

Assinada ordem de pagamento para última etapa da restauração da Igreja Matriz de São José

No fim da tarde desta quinta-feira, 6, o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, assinou ordem de pagamento para terceira e última etapa de revitalização e restauração da Igreja Matriz de São José, que deve estar concluída em dezembro. O convênio havia sido assinado durante as comemorações dos 263 anos do município pelo governador Raimundo Colombo, no dia 19 de março. “O centro histórico de São José é muito valorizado. Recuperar essas obras é entregar o convívio para toda a população e resgatar a história da cidade”, disse.

Serão investidos na igreja um total de R$ 3,9 milhões na drenagem interna e externa, na recuperação da fachada, torre, sinos, sete altares, imagens, salão Boa Ventura e adequação do piso externo. No local, já foram efetuados os trabalhos de restauração e pintura dos forros, alvenarias internas e esquadrias, entre outros. “Esta é uma obra de referência da história de São José e de valorização das origens e da fé cristã. Estamos ansiosos pela conclusão da reforma. Realizamos os encontros litúrgicos no salão paroquial, mas aqui, a igreja, é o nosso ponto de encontro e de reflexão. Essa é uma grande obra, assim como o teatro”, disse o secretário.

Igreja Matriz de São José

A igreja foi construída por volta de 1765 em homenagem a São José. Fica localizada na praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José. Trata-se de um dos testemunhos histórico-culturais mais antigos do município, integrante da formação do núcleo central do município, uma vez que cada novo lugarejo marca o local de implantação de sua igreja antes de qualquer edifício. Era também por meio da construção da igreja que a sociedade da época demonstrava sua fé e poder. A vida social da região também estava relacionada à igreja, com as missas, festas dos padroeiros, casamentos, registro dos nascimentos e funerais.

O monumento sofreu algumas intervenções durante sua existência, com alterações que lhe conferiram as características atuais. A revitalização e restauração foi necessária pois o seu estado de conservação estava precário, principalmente pela falta de manutenção da cobertura, o que provocava a infiltração das águas pluviais no interior do monumento. A umidade ascendente e a ventilação deficiente também favoreceram a formação de um microclima que, por sua vez, contribuiu para a gradativa degradação. Este processo colocava em risco não só o templo, como também o acervo existente.

Informações adicionais:
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Des Reg Grande Florianópolis 
E-mail: ascom@soo.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3665-4051

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support