Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Duas escolas estaduais têm...

Duas escolas estaduais têm novos diretores escolhidos por votação

Duas escolas da rede estadual da Região de Videira têm novos diretores. Eles foram escolhidos na última quarta-feira, 18, quando estudantes, responsáveis e funcionários foram às urnas votar pelo melhor Plano de Gestão Escolar.

De acordo com a gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, a participação da comunidade escolar foi grande. “Seguindo o exercício democrático, as propostas dos proponentes foram conhecidas e votadas, sendo que os membros da comunidade escolar escolheram o plano considerado o melhor, de acordo com a realidade da escola”, afirmou.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) teve dois proponentes apresentando seus Planos de Gestão Escolar. O plano elaborado pela professora Margarete Aparecida Salvadori foi escolhido com 63,8% dos votos. Já na Escola de Educação Básica Inspetor Eurico Rauen, havia somente uma proponente, a professora Marisa Trindade Dambros, que teve seu plano aceito por 94,4 dos votantes. Neste caso, a comunidade escolar votou aceitando ou rejeitando o Plano de Gestão Escolar da professora Marisa.

Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação publicou o decreto nº 1.794, que prevê a formulação de um Plano de Gestão Escolar a ser aprovado pela comunidade escolar para que o seu autor passe a exercer o cargo de diretor da escola. Para o secretário regional de Videira, Evandro Colle, este novo processo dá mais transparência à escolha de diretor, além de ser mais democrático. “Dessa forma, o Governo do estado está valorizando as pessoas que estão diretamente ligadas à escola, e que agora têm o poder de eleger o diretor, excluindo qualquer possibilidade política e fortalecendo o planejamento e as decisões escolares”, explicou.

Os novos diretores assinarão Termo de Compromisso com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, até dia 4 de julho,  comprometendo- se a cumprir o seu Plano de Gestão bem como as legislações educacionais nacionais e estaduais. Este termo terá validade até 2015, quando abrirá novo processo de escolha dos Planos de Gestão em todas as unidades escolares estaduais.

Em todo o Estado, 40 unidades escolares, que estavam em situação de vacância até da função de direção até o dia 28 de fevereiro, tiveram seus novos diretores escolhidos por votação. As demais unidades não precisaram passar pela escolha, mas todos os diretores foram orientados e tiveram que elaborar e entregar o Plano de Gestão Escolar até o dia 17 de abril. Neste momento, todos os Planos estão sendo analisados por consultores especializados.

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}