Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Artesãos desembarcam em Florianópolis...

Artesãos desembarcam em Florianópolis para Feira Internacional de Artesanato e Decoração

Florianópolis será o palco para a 9° Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que será realizada no Centro Sul entre 20 e 28 de maio. Além de peças artesanais de várias regiões do Brasil, a feira vai reunir trabalhos de 14 países. O evento tem apoio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e a programação inclui exposições dos produtos, além de rodada de negócios, emissão da carteira do artesão e apresentações culturais. 

O Governo de Santa Catarina, por meio de um edital, selecionou 12 artesãos para categoria individual e 5 entidades representativas ou grupo informal para participar como expositores. Além disso, profissionais de outras partes do Brasil e do mundo estarão presentes na Feincartes. Estão confirmados produtos da África do Sul, Argentina, Colômbia, Egito, índia, Indonésia, Marrocos, Peru, Quênia, Rússia, Senegal, Tailândia, Tunísia e Turquia. 

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, feiras como essa são uma abertura de portas para esses profissionais. “Além de consumidores diretos, as feiras garantem oportunidades de negócios e encomendas. Também é um espaço importante para gerar trabalho e renda”, enfatiza. 

O diretor de emprego e renda, Carlos Alberto Arns Filho, destaca que a participação em feiras nacionais de artesanato é de grande importância devido à presença de lojistas e apreciadores de artesanato, dando visibilidade ao trabalho diverso e criativo dos artesãos catarinenses.

A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes), Fabiana Lopes Ribeiro, conclui que Santa Catarina terá um espaço especial na Feira. “O diferencial do evento, além da troca de experiência entre os próprios artesãos, é o fortalecimento da atividade no sul do país, com visibilidade internacional”, explica.

Participação de indígenas do estado também é garantida

A Diretoria de Emprego e Renda da Sicos levará 11 indígenas artesãos das tribos Xokleng, Guarani e Kaingang para participarem da feira. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin) e a Sicos estão apoiando a vinda desses indígenas para a Feincartes.

Emissão da Carteira Nacional do Artesão 

A Carteira Nacional do Artesão é um documento que permite muitas vantagens, como a participação dos profissionais em feiras em todo o país, além de outros benefícios. Os avaliadores estarão entre 22 e 26 de maio, das 15h às 18h, na Feincartes, para emitir as carteiras. Os artesãos devem  levar documentos pessoais no dia e horário previstos. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência além de uma peça de artesanato pronta e uma para fazer.

Plantão MEI 

O Programa Juro Zero é uma forma de um artesão se tornar microempreendedor individual e uma equipe da Sicos estará presente para tirar dúvidas. As datas do plantão são  22, 24 e 26 de maio, das 15h às 18h, no estande do Governo de Santa Catarina. 

Rodada de Negócios 

A Sicos e o Sebrae/SC vão realizar uma rodada de negócios para expositores da feira venderem suas peças aos lojistas. As rodadas vão acontecer de forma on-line dia 25, das 10h às 12h, e a etapa presencial, no mesmo dia,25, das 12h em diante. Os artesãos e lojistas que desejam participar devem se inscrever em formulários. Os artesãos devem se inscrever aqui e os lojistas aqui. O prazo para inscrição é 18 de maio. 

Texto: Pablo Mingoti
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support