Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Artesãos catarinenses estão em...

Artesãos catarinenses estão em contagem regressiva para a Feira Internacional de Artesanato e Decoração

Foto: Divulgação Sicos

A 9° Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) acontecerá entre 20 e 28 de maio no Centro Sul, em Florianópolis. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), selecionou 12 artesãos para categoria individual e 5 entidades representativas ou grupo informal para participar como expositores no estande do Estado.

Uma das artesãs selecionadas que está em contagem regressiva para a feira é Lívia Cravo Lerch, arquiteta por formação acadêmica e artesã e designer por formação de vida. Ela trabalha com peças em tricô, crochê e macramê na empresa que criou, a Boho Casa Criativa. 

“A Boho Casa Criativa, começou com um hobby em 2018 e se tornou rapidamente minha principal fonte de renda, a princípio iniciei produzindo peças diversas de crochê e quando eu digo diversas, foram muitas mesmo, em diversas cores e estilos. Eu acredito muito no valor que as peças de decoração possuem para alterar um ambiente, transformar, ressignificar ele e transmitir sensações”, conta Lívia. 

As expectativas da artesã para Feincartes estão altas. “Eu acho que vai ser um espaço de muita troca, ou seja, networking, além da inspiração”, diz. Uma das coleções da Lívia que estarão na feira é a Brisa, inspirada na cultura brasileira, na natureza e na feminilidade. 

Outro artesão que está otimista com a Feincartes é Jair Renato Farias, que há mais de 30 anos trabalha com o artesanato. Nos anos 2000, ele deu uma diminuída na produção, mas retornou no início da pandemia. “Utilizo a técnica de colagem com fibras naturais, bananeira de milho e outros materiais sem usar tintas e criando cenários do cotidiano, como o  folclore e a cultura açoriana. Essas peças estarão expostas na Feincartes”, destaca Jair Renato. 

Já Bruna Maria Maresch também vai estar presente no estande de Santa Catarina, com suas peças. Além de  artesã, artista visual e costureira, Bruna é criadora da marca Xilobixo, uma oficina de criação de bonecos artesanais, arte têxtil e xilogravura.  Ela possui formação em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em 2015 realizou mestrado em Processos Artísticos Contemporâneos pela mesma instituição.

Bruna também está com expectativas altas para a Feincartes e pesquisa cruzamentos entre a xilogravura e a costura para criar bonecos artesanais inspirados na fauna brasileira e na cultura popular. “Meus bonecos são confeccionados em tecido de algodão estampados artesanalmente com carimbos de madeira”, explica. 

Além de peças artesanais catarinenses e de várias regiões do Brasil, a feira vai reunir trabalhos de 14 países. Estão confirmados produtos da África do Sul, Argentina, Colômbia, Egito, índia, Indonésia, Marrocos, Peru, Quênia, Rússia, Senegal, Tailândia, Tunísia e Turquia.  O evento tem apoio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e a programação inclui exposições dos produtos, além de rodada de negócios, emissão da carteira do artesão e apresentações culturais. 

Sobre a Feincartes 

O quê: Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração 

Quando: 20 a 28 de maio de 2023 

Local: CentroSul (Centro de Convenções de Florianópolis) – Av. Gustavo Richard, nº 850 , Centro. 

Horário: das 15 às 22 h 

Ingressos: R$10 ( Pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada e  crianças menores de 12, acompanhadas de adultos,  têm entrada livre).

A Solenidade de Abertura será no dia 20 de maio, às 16h.

Texto: Pablo Mingoti
Contato: comunicacao@sde.sc.gov.br
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support