Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Área plantada com maçã...

Área plantada com maçã na Serra Catarinense cresceu 16% nos últimos três anos, aponta pesquisa da Epagri

Maior produtora de maçã do estado e do Brasil, a Serra catarinense aumentou em cerca de 16% a área cultivada entre 2020 e 2023.

A região abrange os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, que representam 88% da área cultivada com maçã em Santa Catarina.

Os dados foram obtidos por profissionais da Epagri que acompanham a evolução dos pomares utilizando imagens de satélite de alta resolução e técnicas de sensoriamento remoto.

Urubici foi o município que mais expandiu seus pomares de maçã no período observado, com uma taxa de crescimento de 31,6%. Na sequência, vêm Urupema e Bom Jardim da Serra também apresentaram crescimento expressivo, de 26,2% e 23%, respectivamente.

Com crescimento de 15,3% no período, São Joaquim possui 30% da área cultivada no Brasil.

Além do impacto econômico, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim conquistou um reconhecimento especial, a Indicação Geográfica (IG) em Santa Catarina, que garante que o produto possui características únicas devido à forma como é produzido ou à notoriedade de sua origem, aumentando seu valor de mercado.

O pesquisador da Epagri/Ciram, especialista em sensoriamento remoto e coordenador do projeto, Kleber Trabaquini, ressalta a força da produção catarinense no país e comenta sobre a tecnologia utilizada no levantamento:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support