Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Araranguá recebe instalação do...

Araranguá recebe instalação do Centro Regional de Defesa Civil


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Araranguá recebeu neste sábado, 19, a instalação do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd). A estrutura modular de 150 metros quadrados, dividida em nove módulos, foi montada pela equipe durante a manhã.

O Cigerd Araranguá fica localizado no pátio do Deinfra, na Rua Coronel Apolinário Pereira, no Centro da cidade, e contará com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos, e atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e o coordenador regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, acompanharam e vistoriaram a instalação. “Queremos agradecer ao governador Raimundo Colombo, ao vice Eduardo Moreira e ao secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, pela atenção que têm dado à região. Receberemos ainda o radar móvel sul, que ficará em Morro dos Conventos, e está em fase de testes, trazendo maior cobertura meteorológica à região e ao Estado”, destacou Schmidt.

O coordenador regional de Defesa Civil lembra que a estrutura modular do Cigerd é feita de chapa de aço, com acabamento em poliuretano (P.U.), tornando o ambiente acústico e térmico. Ele concluiu que, após a instalação da parte física do Centro Regional, os próximos passos serão acabamento, instalações e mobília, com previsão de conclusão no mês de setembro.

Este foi o 12º Cigerd instalado no Estado, sendo que já receberam os Centros São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos, Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Tubarão, Criciúma e Araranguá. Os próximos serão implantados em Joinville, Jaraguá, Taió, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.

Todos os Centros Regionais estarão ligados com Florianópolis, que contará com Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}