Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Aproxima+SC em Caçador fortalece...

Aproxima+SC em Caçador fortalece e impulsiona inovação e desenvolvimento de Santa Catarina

Fotos: Caroline Costa/Fapesc

Conectando governo, instituições educacionais e setores produtivos, o Aproxima+SC reuniu protagonistas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Caçador, no Alto Vale do Rio do Peixe, nesta quinta-feira (17). Foi o segundo dia do evento, que vai percorrer 14 cidades de todas as regiões catarinenses. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e conta com apoio de parceiros.

A programação contou com visitas à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), onde uma reunião envolveu integrantes do governo estadual e representantes dos setores acadêmico e de empreendedorismo. A agenda também incluiu uma visita ao Hospital Maicé.

Equipe da Fapesc esteve reunida com grupos de Pesquisa da Uniarp

O Aproxima+SC está estreitando os laços da Fapesc com as comunidades regionais, avaliou o presidente Fábio Wagner Pinto. “Tem se mostrado um evento impactante e esperamos que essa mobilização continue ocorrendo. A ideia é que todos possam expressar suas opiniões e mostrar as necessidades regionais. Dessa forma, poderemos organizar a destinação dos recursos para impulsionar o desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou o presidente.

A sintonia com o propósito do governo, de estar presente em todo o Estado, foi destacada pelo secretário da SCTI, Marcelo Fett. “Essa aproximação entre governo, ecossistema de inovação, setor produtivo e academia é crucial para Santa Catarina. O Aproxima+SC é fundamental nesse sentido, colhendo críticas e sugestões que podem transformar a vida das pessoas”, disse o secretário.

Entender melhor os anseios da comunidade foi um dos principais resultados do encontro, de acordo com o reitor da Uniarp, Neoberto Balestrin. “É de suma importância estar presente no local, ouvir e compreender. Isso é muito mais proveitoso do que apenas receber um ofício no gabinete, sem conhecer a realidade da região, da indústria e das pessoas, sem estar ciente das dificuldades e desejos da população”, garantiu o reitor.

Ter conhecimento sobre as ferramentas que são disponibilizadas pelo poder público ao setor produtivo é fundamental, conforme a empreendedora do ramo moveleiro Caroline Tesser Frâncio. “Muitas vezes, a desconexão ocorre devido à falta de conhecimento. Vejo a aproximação como um ponto chave do programa, e acredito que fará a diferença”, projetou a empreendedora.

Programação foi finalizada com visita ao Hospital Maicé, de Caçador

Além de Caçador, o projeto Aproxima+SC já passou por Rio do Sul. Joinville será o próximo destino, ainda em agosto. Em setembro, a iniciativa chegará a Criciúma e Orleans. No total serão visitadas 14 cidades em todas as regiões de Santa Catarina.

O Aproxima+SC é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts