Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Aprovado Projeto de Lei...

Aprovado Projeto de Lei para fortalecimento do trabalho da Defesa Civil do Estado

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Diante do histórico de desastres naturais que Santa Catarina já enfrentou, fortalecer a Defesa Civil do Estado com profissionais preparados e equipamentos de ponta também se tornou essencial para a atividade fim da pasta. Ao longo dos seus 50 anos de existência, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) vem sendo reconhecida como instituição de referência nacional e internacional na prevenção de riscos de desastres.

Em 2023, o governador Jorginho Mello priorizou ainda a proteção e a prevenção, para diminuir os impactos dos eventos climáticos adversos na população. A Defesa Civil conta com um Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), em Florianópolis, que trouxe uma estrutura mais adequada aos profissionais que atuam a partir do ciclo sistêmico de proteção.

Reconhecendo e fortalecendo ainda mais o trabalho do órgão, ocorreu nesta quarta-feira, 15, por unanimidade, a aprovação do Projeto de Lei nº 150/2024, de autoria do Governo de Santa Catarina, que trata de incentivo por desempenho de atividades finalísticas para os servidores em atuação na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

“O povo catarinense, por conta dos desastres, construiu resiliência para lidar com as situações de emergência. Portanto, nós precisamos estar sempre mais preparados e capacitados para atender a população de forma rápida e eficiente, fazendo uso de tecnologias, serviço de monitoramento 24 horas por dia sete dias por semana, envio de avisos e alertas e etc., tudo para ajudar a fazer o gerenciamento de riscos e desastres e garantir a segurança da população”, declarou coronel BM Fabiano de Souza, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.

O Projeto de Lei visa ter uma Secretaria mais preparada para cumprir a missão de prevenção, mitigação, proteção e Defesa Civil da população com profissionais cada vez mais qualificados, com competências técnicas, comportamentais e gerenciais e, sobretudo, comprometidos com as pessoas, principalmente aquelas que estão em situações de risco e emergências por conta de eventos adversos meteorológicos.

“Nós estamos tratando de um incentivo para os integrantes do Governo de Santa Catarina. A nossa Secretaria trata de temas transversais e multidisciplinares e, portanto, precisamos ter profissionais de diversas áreas do conhecimento comprometidos na prevenção de desastres e na proteção das pessoas, afinal, é uma prioridade do governo”, declarou o secretário.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support