Apresentada na ADR Araranguá Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
A Gerência Regional de Saúde reuniu na tarde desta segunda-feira, 26, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá os diretores dos seis hospitais da Região e secretários municipais de Saúde do Extremo-Sul, para discutir a realização da Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) que acontecerá no trimestre compreendido entre os meses de julho e setembro.
Durante a reunião foram repassadas informações de como deverá ser formalizado o termo de adesão à campanha pelas Instituições de saúde parceiras da Região, que deve ser concluído até o final desta semana e encaminhado à Gerência de Saúde.
De acordo com a gerente de Saúde da ADR Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, a campanha foi criada para diminuir as filas de espera para alguns procedimentos cirúrgicos. Ela explica que para o Extremo-Sul estão autorizados 266 procedimentos hospitalares de média complexidade, entre eles de cirurgia geral, ginecológica, urológica, ortopédica, oftalmológica (catarata) e otorrinolaringologia. “Para definição da cota de cada um dos municípios, adotou-se a distribuição per capta, dividindo o total de procedimentos pelo número de habitantes”, explicou.
Nesta etapa da Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas é prevista a realização de 5.134 cirurgias hospitalares em Santa Catarina, e um investimento superior a R$ 8,3 milhões. Os pacientes que possuem indicação em realizar algum procedimento cirúrgico, devem procurar a Secretaria de Saúde de seus municípios, para mais informações.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua