Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde dá início ao...

Saúde dá início ao programa Cuidar de quem Cuida SC voltado aos profissionais da área

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trouxe uma iniciativa inovadora para valorizar e apoiar seus servidores. Nesta segunda-feira, 22, foi apresentado o Plano de Integridade e Compliance, bem como o lançamento do Programa Cuidar de Quem Cuida SC e a Cartilha do Servidor. O projeto visa capacitar, orientar, estimular e cuidar dos profissionais que desempenham papel fundamental no atendimento à população catarinense.

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e contou com a participação da vice-governadora,  Marilisa Boehm, da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, além de gestores e servidores da SES. 

“Nós estamos hoje aqui preocupados com o servidor, por isso cuidar de quem cuida. Nós precisamos cuidar do emocional dos nossos servidores. Estamos ofertando essa cartilha, por meio da corregedoria. O objetivo não é punir, e sim orientar. Então é preciso que vocês recebam essa cartilha, leiam e sejam mais humanos, sejam mais compreensivos com seus colegas. Nela também há os deveres, porque não é só de direitos que nós sobrevivemos. Nós precisamos dos direitos, mas os deveres também são muito importantes”, destacou a vice-governadora, Marilisa Boehm.

O programa surgiu a partir da implementação do Plano de Integridade e Compliance da SES, um conjunto de ações coordenadas pelo Núcleo de Gestão de Projetos (NUPROJ) da SES e que identificaram e mapearam situações com o objetivo de reduzir riscos de integridade, promover a moralidade, a ética e a honestidade na administração pública.


>> Baixe a Cartilha do Servidor aqui <<


Durante o evento, foi lançada a Cartilha do Servidor da Saúde, elaborada pela corregedoria da SES em parceria com o Comitê de Integridade e Compliance, e validada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

“Nossa cartilha tem como objetivo envolver todos os colaboradores da área da saúde, incluindo estatutários, temporários e aqueles vinculados a empresas terceirizadas. A grande meta é reduzir os conflitos e diminuir o número de denúncias recebidas em nossa ouvidoria”, reforçou a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A cartilha aborda os direitos, deveres e proibições que o servidor deve conhecer, bem como apresenta o funcionamento dos procedimentos correcionais, e quais são as punições correspondentes para cada infração cometida.

Flora Paulesky Juliani de Arruda, corregedora da SES, destaca que a iniciativa visa não apenas combater as demandas correcionais existentes, mas também trabalhar na prevenção, promovendo um ambiente mais saudável e acolhedor. “Na cartilha, trazemos curiosidades sobre as principais dúvidas dos servidores e destacamos a importância da auto reflexão comportamental. É uma ferramenta completa para que os profissionais da saúde compreendam melhor seu papel e atuem de maneira consciente e responsável”, explica.


A programação do evento incluiu:

– Solenidade de abertura: Autoridades;

– ⁠Apresentação do Programa de Integridade no estado de Santa Catarina: Marisa Zikan;

– ⁠Apresentação do Plano de Integridade na Secretaria de Estado de Santa Catarina: Graziane Paim;

– ⁠Apresentação do Programa Cuidar de quem cuida SC : Flora Paulesky Juliani de Arruda;

– Prática de aprendizado: Michelle Monteiro Alves Roldan;

– ⁠Apresentação da Cartilha: Flora Paulesky Juliani de Arruda;


Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support