Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Após novas análises, Cidasc...

Após novas análises, Cidasc mantém suspensão de retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves

Após novas análises, a Cidasc manteve a suspensão para a retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves (ostras, vieiras, moluscos e berbigões) em toda a costa catarinense.

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

O consumo de moluscos com a toxina pode provocar sintomas gastrointestinais como enjoo, vômitos e diarreia, que podem ser graves em pessoas com a saúde mais debilitada.

A toxina é absorvida pelos moluscos bivalves quando há grande proliferação da microalga Dinophysis na água do mar, que é um processo natural.

Responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e Abelhas na Cidasc, o médico-veterinário Pedro Sesterhenn explica a necessidade da suspensão da retirada dos animais para proteger a saúde da população:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support