Aplicativos em dispositivos móveis facilitam acesso aos exames de Telemedicina
Três aplicativos (APPs) instalados em dispositivos móveis estão agilizando o trabalho dos profissionais de saúde e beneficiando pacientes de toda Santa Catarina. O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) catarinense conta com APPs que permitem a elaboração de laudos médicos, além da visualização desses laudos, de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem por meio de dispositivos móveis, como celular e tablet, que possuam câmera e acesso à internet.
Para auxiliar os médicos responsáveis pela emissão dos laudos da Telemedicina, foi desenvolvido um APP chamado “Laudos” que permite o especialista emitir laudos e acessar exame e laudos pelo tablet ou celular. Os laudos dermatológicos e cardiológicos foram especificamente criados para satisfazer a necessidade de cada área. ”Como os médicos que fornecem os laudos recebem muitos exames para analisar, esse aplicativo foi feito para facilitar o trabalho dos nossos profissionais. O APP permite que os médicos emitam o laudo em qualquer hora e em qualquer lugar, bastando estar conectado à Internet”, explica Harley Miguel Wagner, supervisor de telediagnóstico da Telemedicina.
O outro aplicativo chama-se “Meus exames”. Ele foi criado para permitir aos pacientes terem acesso a todos os exames que estão na base de dados do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT). Para ter acesso, é preciso instalar um APP no aparelho celular ou tablet com leitura de “QR Code”, que é um código de barras facilmente captado pela maioria dos telefones móveis equipados com câmera e acesso à internet. O código é convertido em um endereço na Internet que possibilita visualizar o laudo e as imagens que constam no exame do paciente.
O terceiro APP “Teleconsultoria” pode ser utilizado por médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e possibilita solicitar ou acessar teleconsultorias realizadas. Além disso, este aplicativo viabiliza através de celular ou tablet o acesso as gravações das palestras realizadas pelo Telessaúde (webconferênicas).
Os três aplicativos são adquiridos gratuitamente nas lojas virtuais da Apple ou do Google Play. Depois de baixado o APP no celular, para ter acesso a ele, deve ser usado o mesmo usuário e senha do cadastro do Sistema de Telemedicina e Telessaúde.
Segundo a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Lúcia Regina Schultz, essa tecnologia está disponível para qualquer hospital que queira usá-la. “Os hospitais, pacientes e profissionais de saúde que utilizam esses aplicativos estão muito satisfeitos com os resultados. A cada dia os APPs são melhorados para serem mais completos, simples e rápidos”, destaca a superintendente.
SAIBA MAIS:
O que é Telemedicina?
Com objetivo de facilitar o acesso do cidadão a exames médicos, há dez anos foi criado o Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) de Santa Catarina por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, o STT ultrapassa o armazenamento de 4,4 milhões de exames realizados em todos os municípios do estado.
A Telemedicina está dividida em três frentes de serviços: telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e de dermatologia; sistema de apoio ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), com envio e armazenamento de exames clínicos; e suporte aos equipamentos de imagens médicas em hospitais públicos de Santa Catarina.
O que é Telessaúde?
Essa outra modalidade do STT disponibiliza videoaulas, webconferências e teleconsultorias a profissionais de saúde e usuários do sistema de todo o Estado.
Informações adicionais
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 3664-8822