Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Aplicativo de telefonia móvel...

Aplicativo de telefonia móvel auxilia operações de busca e resgate do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está utilizando o aplicativo WhatsApp em operações de busca e resgate de pessoas. As primeiras experiências foram realizadas pelas guarnições do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis em ocorrências registradas durante a última Operação Veraneio. A ferramenta auxiliou na localização de vítimas perdidas na mata.

O WhatsApp é um aplicativo para celulares que permite a troca de mensagens de texto, imagens, vídeos e mensagens de áudio e também a divulgação da posição do telefone celular através do sistema de posicionamento global (GPS). Com o aplicativo, uma vítima perdida tem condições de enviar às equipes de busca sua posição exata com apenas três toques na tela do telefone. Com a informação disponível, as equipes de busca conseguem definir a melhor forma de resgate, minimizando riscos e gastos envolvidos em operações deste tipo.

“Já utilizamos em duas ocorrências com sucesso. Inclusive numa delas, enquanto uma equipe seguiu por terra diretamente para o ponto onde a vítima estava perdida, o helicóptero Arcanjo prestou apoio à operação auxiliando do alto o trabalho das guarnições e trazendo tranquilidade à vítima”, relembra a soldado Alice Fernandes.

Apesar de ser um aplicativo bastante conhecido, poucos usuários sabem que existe esta funcionalidade. “A maioria dos usuários de telefones celulares mais modernos utilizam o WhatsApp para se comunicar com colegas de trabalho, amigos e familiares, mas poucos se dão conta da existência da funcionalidade que proporciona o compartilhamento da localização do telefone com outros usuários do aplicativo.Ela por ser muito importante principalmente para quem gosta de fazer trilha”, explica Alice.

Confira a troca de mensagens de uma das ocorrências atendidas com sucesso na última temporada com o auxílio do WhatsApp. Na ocasião, as vítimas pediram apoio do CBMSC quando não conseguiram retornar para o centro urbano a partir de uma trilha no costão da praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

CBMSC/Divulgação

Orientações antes de fazer trilhas

– Antes de fazer trilha, busque informações sobre o trajeto e planeje horário de retorno.

– Prefira sempre caminhadas durante o dia. À noite é mais difícil, mesmo com lanternas

– Fique atento à meteorologia

– Avise a um amigo ou parente sobre a atividade e o horário de retorno

– Busque as trilhas mais simples. Não descarte a participação de um guia em outros casos.

– Evite caminhar sozinho

– Cuide com a alimentação e hidratação. Faça a previsão de alimentos para o caso de imprevistos.

– Utilize roupas leves e calçados com solado antiderrapante e cano médio/longo, que preservam o tornozelo em casos de torção do pé e evitam acidentes com animais peçonhentos

– Fique atento para locais escorregadios, principalmente aclives e declives, e pedras soltas

– Leve um kit básico de primeiros socorros para fazer pequenos curativos ou imobilizações provisórias

– Evite transitar na proximidade ou em costões. Cuide-se com as ribanceiras e com o movimento das ondas nos costões (você pode escorregar ou ser atingido por uma onda)

_ Se perceber que está perdido, faça o caminho inverso e jamais se afaste da trilha

– Procure levar um celular para, em caso de emergência, poder solicitar socorro (apesar de não haver sinal em alguns pontos). Adote ações que auxiliem para a economia de bateria do equipamento.

– Caso tenha interesse, instale o aplicativo WhatsApp e teste o uso da funcionalidade de enviar a localização geográfica para outro usuário. Em caso de emergência, você poderá utilizar essa informação para facilitar o trabalho de busca e resgate.Para que a funcionalidade esteja disponível é necessário queo sistema de posicionamento global (GPS) do telefone celular esteja ativado.

– Em caso de emergência, disque 193 (Corpo de Bombeiros Militar)

 

Informações adicionais:
Soldado BM Felipe Rosa – Centro de Comunicação Social – CBMSC
E-mail: ccs@cbm.sc.gov.br
Telefone: (48) 3251-9614 / 8843-4150 / 8843-442


 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support