Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Apenados vão prestar serviços...

Apenados vão prestar serviços para a Casan por meio do Programa Trabalho pela Liberdade

Um convênio entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Secretaria de Administração Penal (SAP) vai possibilitar que apenados em regime semiaberto e baixa periculosidade prestem serviços à Companhia como forma de redução de pena e ressocialização. A ação faz parte do programa Trabalho pela Liberdade e vai ao encontro de uma das pautas prioritárias do governo estadual – a laborterapia nas instituições penitenciárias. Com apoio da Superintendência da Região do Norte Catarinense (SR03) da Polícia Penal, o projeto piloto começou nesta segunda-feira, 30, em Joinville, onde cinco apenados começaram o trabalho de limpeza do terreno da Companhia, no Bairro Bucarein.

O diretor administrativo da Casan, Natan Osório, esteve na cidade para finalizar as tratativas com a SAP. “Essa parceria era um desejo do governador Jorginho Mello como forma de reintegrar os presos à sociedade e, mais do que isso, para resolver um problema crônico dos presídios e das penitenciárias que é a superlotação”, explica Osório. O programa prevê a atuação de internos em serviços de limpeza, zeladoria, pintura e pequenos reparos em terrenos e prédios da Companhia. A cada três dias de trabalho, poderá ser diminuído um dia de pena, conforme a Lei de Execução Penal. O pagamento pelo serviço prestado será de um salário mínimo.

Além de possibilitar a remição da pena para os participantes, o programa também vai gerar benefício para a Casan em redução de custos. Na limpeza do terreno de Joinville, por exemplo, estima-se uma economia de cerca de 50% – de R$30mil para R$15 mil por limpeza, aproximadamente. A área tem cerca de 48 mil metros quadrados e deve receber manutenção a cada quatro meses.

O trabalho em Joinville é apenas o começo. Está sendo elaborado pela Casan um plano para ampliar a participação no programa para todo o estado. As próximas cidades previstas são Araquari e Balneário Barra do Sul. “É de suma importância esse trabalho que ajuda a Secretaria de Administração Penal, ajuda a Casan e o Governo de Santa Catarina”, destaca o diretor administrativo da Casan.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support