Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Aparelho de mamografia vai...

Aparelho de mamografia vai beneficiar sete municípios da região de São Lourenço do Oeste

mamografo doado pelo governo do estado a sao lourenco do oeste entra em funcionamento 20150622 1237484179

Representando o governo do Estado de Santa Catarina, a gerente regional de Saúde, Maria da Graça Nomura, participou na tarde desta sexta-feira, 19, no Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste, de uma solenidade que reuniu lideranças de toda a região, para marcar a data oficial de início de funcionamento do aparelho de mamografia, cedido pelo Governo do Estado ao município de São Lourenço para atender pacientes de toda a região.

Segundo a gerente Maria da Graça, mulheres dos sete municípios que integram a região de abrangência da SDR, poderão realizar exames de mamografia em São Lourenço do Oeste e não necessitarão mais se dirigir às cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão, situadas no vizinho Estado do Paraná, como acontecia até então. Ela salienta também que São Lourenço será referência na região neste tipo de procedimento.

“O aparelho de mamografia pertence ao Estado de Santa Catarina que cedeu o seu uso para Secretaria de Saúde do Município de São Lourenço. O equipamento está instalado no Hospital da Fundação já que atenderá também outros municípios da região. Já foram realizados os procedimentos necessários a fim de que os exames possam ser realizados, cumprindo as metas pactuadas conforme o Plano Operativo”, frisa.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Estado Saúde disponibilizou 100 exames mensais via SUS, os quais serão divididos em cotas para os sete municípios da região e 40 exames particulares e via convênio. “Esta quantidade poderá ser alterada de acordo com a demanda”, diz a gerente.

De acordo com informações repassadas pelo Hospital da Fundação, os horários destinados para estes exames serão de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. É necessário realizar agendamento prévio.

O secretário regional Walmor Jose Pederssetti enfatiza que a ação é de fundamental importância para o aprimoramento da saúde da mulher na região. “O equipamento permitirá a realização de exames sem que seja necessário percorrer longas distâncias, o que gera economia para os municípios e garante a prevenção de doenças de maneira mais eficaz, com a possibilidade de diagnósticos precoces”, conclui.

{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}