Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Apaes e escolas da...

Apaes e escolas da Regional de Dionísio Cerqueira desenvolvem atividade voltadas a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla

semana nacional 20150824 1435532275

No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Segundo o Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Neste ano o tema ‘Inclusão se conquista com autonomia’ tem a intenção de mostrar para a sociedade que as pessoas com deficiência são capazes, mas que precisam de crédito e oportunidades.

Nas Apaes que atendem os municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, desde sexta-feira ações estão sendo realizadas, para lembrar a importância dessa data.

Anchieta – Escola Especial Padre Martinho Burger

A Apae de Anchieta deu início aos trabalhos com um pedágio e entrega de panfletos com dicas de prevenção. O pedágio foi realizado na Avenida Anchieta, na sexta-feira, 21, e teve a finalidade de arrecadar fundos para a entidade.
No sábado aconteceu uma missa comunitária na Igreja Matriz, às 19 horas. Na segunda, dia 24, foram desenvolvidas atividades de hidroterapia, em Guaraciaba. No dia 25, piquenique no CTG. Dia 27 futebol inclusivo e dia 28 circuito de atividades na Escola Café Filho.

São José do Cedro – Escola Especial Viviane

Também iniciou as atividades na sexta-feira, 21, com uma gincana cultural. No sábado foi realizado um piquenique na Associação Balneário Cedrense, no dia 25 os alunos participam de um passeio até a praça, e a tarde até a lanchonete Santa Hora. No dia 27, será realizado um jogo de futebol, onde alunos irão enfrentar a equipe formada pelos vereadores do município. E para fechar a programação, no dia 28 os alunos irão realizar um passeio até a Biblioteca Municipal e logo após participarão de uma sessão de cinema na Escola Municipal Girassol.

Guarujá do Sul – Escola Especial Caminho Aberto

Na sexta-feira, 21, os alunos participaram de uma caminhada pela Avenida João Pessoa, na segunda-feira, foi realizado um pedágio. Na terça, 25, acontece o Dia da Beleza, na quinta-feira os alunos irão a São Miguel do Oeste onde assistirão a uma sessão no cinema. E no dia 28, acontece uma roda de viola na praça do município.

Palma Sola – Escola Especial Pequeno Guinther

A abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aconteceu na sexta-feira com uma carreata e culto ecumênico. No dia 22, aconteceu uma interação com a Apae de Francisco Beltrão. No dia 25, os alunos irão ao cinema, em Francisco Beltrão. Na quinta-feira Pedágio e feirinha no calçadão do município a partir das 8h30, com venda de artesanato, crepe e algodão doce, e no sábado jantar, com rodízio de pizza no ginásio da Apae.

Momento de Integração

Na quarta-feira, dia 26, será realizado em Guarujá do Sul um momento de integração entre as Apaes da Regional de Dionísio Cerqueira. Durante todo o dia, alunos e professores participarão de atividades, apresentações e palestras, com troca de experiências.

A responsável pela Educação Especial e Diversidade da Regional de Dionísio Cerqueira, Joeldes Taube, destaca que, além das Apaes, as Escolas Regulares que atendem alunos inclusos também estão trabalhando o tema durante toda a semana, realizando palestras, teatros, atividades em libras e oficinas em braile. “O desafio enquanto escola é trabalhar com nossos educandos no sentido de ensiná-los a ter liberdade para pensar, decidir e agir. Eliminando barreiras e conquistando a autonomia e independência”, concluiu.

{article Manoely Dias Cogo – SDR Dionísio Cerqueira}{text}{/article}

 

 

I