Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Apae de São Lourenço...

Apae de São Lourenço do Oeste realiza ações de conscientização

A Federação das Apaes de Santa Catarina realiza um trabalho com objetivo de prevenir deficiências. Para tanto, solicita que cada Apae realize, na comunidade onde está inserida, ações de conscientização junto à população. Em São Lourenço do Oeste, a Apae Nossa Senhora das Graças, que atende também alunos de Novo Horizonte, está realizando uma série de atividades com foco no repasse de informações .

De acordo com a diretora Jucilei Echer Serpa, a instituição reuniu alunos, pais e a comunidade em geral para uma Caminhada de Conscientização que aconteceu no dia 1º de agosto pelas ruas da cidade. Acompanhados por carro de som divulgando dicas de prevenção às deficiências, o grupo percorreu um trecho urbano chamando a atenção para a causa. A diretora  ressalta que a caminhada já é uma ação tradicional realizada pela Apae, geralmente na Semana da Pessoa com Deficência, mas que neste ano, atendendo a solicitação da Federação, realizaram neste período, já que a ideia era unificar forças em todo o território catarinense. “Utilizamos a cor laranja para dar ênfase ao movimento, orientados pela Federação”.

Ações

Nesta sexta-feira, 17, a Apae, através de uma parceria com  a cooperativa de crédito Sicoob, está utilizando o espaço da instituição financeira, onde há bastante movimentação de pessoas, para abordar as pessoas e realizar o trabalho de repasse de informações. Cada pessoa abordada recebe uma bala com uma dica de prevenção de deficiências. A diretora salienta que as dicas se estendem do período pré-gestacional, gestacional e pós-nascimento das crianças. “Divulgamos cuidados simples que realmente podem fazer a diferença quando se trata de uma outra vida que está sendo gerada” – diz Jucilei, acrescentando que 70% das deficiências podem ser evitadas com alguns cuidados, basta que as pessoas tenham acesso à informação.

A próxima ação de conscientização acontece nos dias 23 e 24 durante o Festival de Pizzas realizado pela Apae, já em sua sétima edição. Cada pizza comercializada conterá um bilhete informativo destacando uma ação de prevenção.

A diretora salienta que as ações com foco na prevenção de deficiências não param por aí, já que o papel da Apae não se limita a trabalhar somente com a deficiência já instalada, mas sobretudo com o repasse de informações e conscientização.

Informações adicionais para a imprensa

Juliana Balotin
Assessora de Comunicação
ADR – São Lourenço do Oeste
49 98837-9273