Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Apae da Capital pode...

Apae da Capital pode economizar 70% na conta de luz com usina solar da Celesc

Fotos: Divulgação/Celesc

Com o objetivo de promover maior eficiência energética em instituições que prestam serviços sociais em Santa Catarina, a Celesc instalou uma usina fotovoltaica que atenderá toda a estrutura da APAE Florianópolis, localizada no bairro Itacorubi. A iniciativa é originária da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel 2018, e a companhia destinou R$ 559,13 mil em recursos na implantação desse projeto. 

A usina solar está instalada em um novo prédio da APAE, que abrigará o Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Dr. Álvaro José de Oliveira. A estrutura foi inaugurada na última sexta-feira,12. Já a usina entrará em operação até o fim deste mês. No mesmo terreno do novo prédio, funciona a sede da APAE da Capital e toda a sua estrutura, em uma área que compreende 5.500 metros quadrados. A usina solar instalada pela Celesc atenderá a todos os prédios. O projeto vai proporcionar à instituição uma economia de até 70% na conta de energia. 

“Para a Celesc, é de grande importância quando as APAEs, hospitais e outras entidades sociais participam das nossas chamadas públicas e são beneficiadas, proporcionando energia de qualidade e conforto à população atendida por essas instituições. Este projeto tem como objetivo dar eficiência total ao sistema de iluminação do novo prédio da APAE de Florianópolis”, afirmou o gerente de projetos do Departamento de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann. 

Hoffmann explicou que o sistema de placas fotovoltaicas possui potência de 52,89 kWp e é composto de um inversor trifásico On Grid de 60 kW e 129 módulos solares policristalinos de 410 Wp. Além da instalação da usina solar, a companhia realizou a substituição de 492 lâmpadas de baixa eficiência e alto consumo por modelos de tecnologia a LED, que apresentam duração de aproximadamente 15 anos e menor consumo de energia em comparação a modelos de vapor de sódio, mercúrio ou de vapor metálico, consideradas energeticamente ineficientes por durarem, em média, cinco anos. 

Atualmente, a APAE Florianópolis atende a cerca de 640 portadores de deficiência intelectual e ou múltipla. Com a inauguração do prédio, esse número chegará a 890 pacientes, somados a 169 funcionários. 

“O impacto dessa usina é excelente para a APAE. Além de ficarmos praticamente autossustentáveis em relação à energia, o que representará uma economia financeira importante, o projeto também oferece energia limpa, o que contribui com o meio ambiente. Estamos muito felizes de termos sido contemplados por esse projeto da Celesc”, destacou o presidente da APAE, Ricardo de Souza Mendonça. 

Programa de Eficiência Energética 

Os investimentos da Celesc no Programa de Eficiência Energética nos últimos dois anos superaram os R$ 40 milhões, beneficiando cerca de 40 instituições, como universidades, hospitais, obras de iluminação pública, indústrias e órgãos públicos. Além dessas instituições, mais de 10 mil clientes de baixa renda foram atendidos com ações visando à troca de lâmpadas e chuveiros eficientes.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
E-mail: imprensa@celesc.com.br 
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support