Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Aos 70 anos, Flavio...

Aos 70 anos, Flavio Domingues comemora 160 doações de sangue e plaquetas ao Hemosc

O aniversário é só dia 19 de fevereiro, mas o aposentado Flavio Domingues celebrou os 70 anos já nesta quarta-feira, 15. A festa foi no Hemosc, ao conquistar 160 doações de sangue e plaquetas.

“Ao longo da vida, em todos os momentos que pude, estive aqui para ajudar a saúde do próximo”, afirma o aposentado. De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, pessoas com mais de 70 anos não estão mais aptas para a doação de sangue e aféreses. Por isso, Flávio não abriu mão de deixar um legado de bom exemplo: “Sem dúvida a gente não vai resolver os problemas do mundo, mas doando sangue, ajuda a salvar vidas.”

Quem pode doar

Para se tornar doador, é necessário estar dentro de alguns critérios básicos, como: idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável e sem sintomas de gripe há pelo menos 7 dias, estar bem alimentado e descansado, não ter realizado tatuagem, piercing, micropigmentação ou maquiagem definitiva nos últimos 6 meses, não ter tido relações sexuais com um ou mais parceiros/as ocasionais ou desconhecidos nos últimos 12 meses.

Caso tenha testado positivo para Covid-19, aguarde 10 dias após a cura total. Vacinas, cirurgias, medicações, doenças autoimunes, viagens para fora do estado também podem impedir temporariamente ou permanentemente a doação. Nesses casos, pedimos para que informe à equipe do Hemosc para verificar o período de inaptidão, entre outros critérios que serão avaliados durante a triagem clínica no hemocentro..

Sobre o Hemosc

O Hemosc é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos. Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Gerido pela Fahece conta com uma cobertura em 98% no estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support