Anos iniciais da SDR Campos Novos superam as metas do IDEB 2013
Quatro das cinco unidades escolares que compõem a SDR Campos Novos e tiveram a avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ano de 2013 em seus anos iniciais superaram as metas projetadas pelo Mec. A outra delas atingiu a meta.
Destaque para a EEB José Faria Neto, do Ibicuí, que superou a meta proposta em 1,1 pontos e ainda conseguiu aumentar o índice com relação ao ano passado em 0,5 pontos. O índice mais alto entre as escolas estaduais da Regional, para os anos iniciais, foi da EEB Paulo Blasi, que conquistou 6,0, exatamente a média obtida por Santa Catarina.
O índice da EEB Prof Antonia Correa Mendes também merece destaque, sendo que a Escola aumentou sua nota de 4,1 para 5,2 em dois anos.
De acordo com a Gerente de Educação da SDR Campos Novos, Patricia Tomazoni Pelentir, uma pré-análise foi realizada com a equipe da Gerência, no sentido de avaliar os índices das Escolas Estaduais que compõem a SDR e através disso algumas constatações foram feitas. “Queremos primeiramente pontuar que um dos grandes motivos do IDEB ter ficado acima da meta no ensino fundamental anos iniciais, se dá pela participação ativa da família na vida escolar do aluno, já que nesta fase a escola conta com a contribuição familiar e consegue mais facilmente aproximar os pais do cotidiano escolar do aluno”, explicou.
Outros pontos que foram elencados pela gerente como importantes para o resultado foi a efetivação da interdisciplinaridade nesta etapa educacional, sendo que a professora de sala dos alunos, por ser apenas uma, consegue contextualizar os conteúdos de forma mais eficiente. Além disso a Gered enumerou ainda as capacitações constantes feitas pela Gered e pela Secretaria de Educação com foco nos professores e nos diversos programas do MEC que visam a capacitação do profissional, como o Pnaic – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que já começa a colher seus resultados.
Já os anos finais, os resultados não foram tão satisfatórios. Mesmo assim o Estado se manteve entre os cinco com melhor desempenho no Brasil.
Na SDR campos Novos, dentre as escolas analisadas apenas uma aumentou o índice com relação a 2011 e também superou a meta proposta pelo Mec, a EEB Prof José Faria Neto. A EEB Henrique Rupp Jr também teve acréscimo na pontuação, porém no ano de 2011 ela estava zerada, já que a prova não foi realizada na unidade.
Segundo Patrícia, um dos pontos críticos que podem ter colaborado com este resultado é a carência de professores habilitados em algumas áreas de atuação, com ênfase nas exatas. Além disso, a gerente destacou ainda o descomprometimento por parte de alguns alunos com a vida escolar e também a alta taxa de rotatividade dos professores nas Escolas e absenteísmo de alguns profissionais que tornam o trabalho descontinuado. “No entanto, só na SDR Campos Novos, foram efetivados 56 profissionais da educação, nos anos de 2013 e 2014, que devem trazer, em breve, novos horizontes aos trabalhos pedagógicos e escolares. Outro ponto importante são os programas que se apresentam as escolas, como o Sis um programa de formação que está voltado para o fortalecimento das Escolas de Ensino Médio e que já está sendo desenvolvido com as escolas da Regional.”, disse.
Com isso, a Gered pretende reunir a equipe diretiva e de apoio pedagógico de cada unidade escolar, para identificar os pontos críticos e positivos do trabalho realizado, e através disso, amenizar os possíveis problemas e ainda promover a troca de experiência. “Serão discutidas as aplicações dos projetos, os índices de reprovação e aprovação, e ainda os possíveis programas disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Mec para resolver alguns problemas e melhorar alguns pontos pedagógicos e estruturais”, explicou.
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