Ano letivo em Santa Catarina começa com aulas do Programa Bombeiro Mirim e lançamento de site

Fotos: Divulgação / CBMSC
Com o início do ano letivo, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) dá continuidade ao seu compromisso com a educação e segurança da comunidade. As aulas do Programa Bombeiro Mirim já começaram e, agora, todas as informações sobre a iniciativa estão reunidas em um espaço exclusivo no site da corporação, facilitando o acesso ao conteúdo pedagógico e às atividades do programa.
Voltado para estudantes do 4º ano do ensino fundamental de toda a rede escolar do estado, incluindo escolas públicas e particulares, esta iniciativa do CBMSC ensina crianças a agir com segurança e responsabilidade em situações de risco, promovendo uma sociedade mais consciente e preparada.

O espaço virtual dedicado ao Programa foi pensado para ser um recurso completo, dinâmico e de fácil navegação, garantindo que pais, alunos e educadores tenham acesso a dados atualizados sobre a iniciativa. Desenvolvido pela Assessoria Especial de Integração de Serviços Auxiliares (AISA) do CBMSC, prioriza a acessibilidade e a usabilidade.
Além de ser uma fonte de informação, o espaço visa ampliar a visibilidade do Projeto e fortalecer a rede de apoio, permitindo que entidades públicas e privadas parceiras colaborem de forma mais efetiva. Ao longo dos 32 anos de existência, o CBMSC já formou mais de 50 mil bombeiros mirins, e atualmente o programa é realizado em 65 municípios. Esse número deve ser ampliado até 2026, ano do centenário da corporação, chegando a todas as escolas de Santa Catarina.
:: Clique aqui para saber mais
Aulas do Programa Bombeiro Mirim iniciam em Papanduva
Um dos municípios que já iniciou as aulas do programa neste ano é Papanduva. A primeira instituição a receber o Bombeiro Mirim foi a Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado, contemplando turmas dos períodos matutino e vespertino. Ao longo do ano letivo, a expectativa é que mais escolas sejam incluídas, ampliando o impacto positivo do programa na comunidade. Este ano, a meta do programa é capacitar 190 crianças, proporcionando a elas um aprendizado valioso que poderá ser aplicado tanto no ambiente escolar quanto em casa e na comunidade.

Em Papanduva, o Programa Bombeiro Mirim é realizado por meio de uma parceria entre o CBMSC, a Prefeitura de Papanduva e a Secretaria de Educação, contando com recursos obtidos por meio de um convênio entre o Instituto de Bombeiros do Planalto Norte (IBPN) e o Poder Judiciário da Comarca de Papanduva (MPSC). Essa cooperação permite que o projeto continue beneficiando um número crescente de crianças a cada ano.
