Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Animais aquáticos destinados à...

Animais aquáticos destinados à alimentação humana não necessitam de Guia de Trânsito Animal

A Cidasc reforça às empresas de transporte aéreo comercial que animais aquáticos vivos, como moluscos bivalves já processados (que já passaram por todas as etapas de um processo de inspeção) e destinados à alimentação humana, quando submetidos à inspeção pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), não necessitam da Guia de Trânsito Animal (GTA) para serem transportados.

A orientação está no “Manual para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de Animais Aquáticos”, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

São classificados como pescado os peixes, os crustáceos, os moluscos, os anfíbios, os répteis e outros animais aquáticos usados na alimentação humana.

Santa Catarina destaca-se nacionalmente como um dos maiores produtores de pescado, possuindo um grande complexo industrial pesqueiro e uma expressiva frota de embarcações.

A gestora do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) da Cidasc, Alexandra Reali Olmos, o processo para o trânsito de animais aquáticos que já passaram pelo serviço de inspeção:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support