Análise de água feita por laboratório de Zootecnia da Udesc Oeste já abrange cinco municípios da região
O Laboratório de Biologia, Imunologia e Microbiologia do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já realizou dez análises microbiológicas da água consumida em cinco municípios da região. Os testes apontaram a presença de coliformes fecais em quatro amostras.
A coleta e as análises são efetuadas por bolsistas de Zootecnia, supervisionados pela professora Lenita Moura Stefani. Das dez amostras, seis foram coletadas em Chapecó e as outras quatro em Pinhalzinho, Guatambu, Xanxerê e Itaiópolis.
Danos à saúde
A bactéria mais comum encontrada nas amostras foi a Escherichia coli, que deixa a água imprópria para consumo. Segundo a professora Lenita, ela pode causar diarreia no homem e nos animais, com sintomas mais graves em pessoas imunodeprimidas.
Além da diarreia, os danos à saúde mais comuns causadas por bactérias na água são náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse quadro pode evoluir para infecções renais e intestinais, hemorragia e septicemia e levar à morte.
A poluição, aliada à falta de saneamento básico e de tratamento adequado de resíduos domésticos e industriais, é a principal causa da contaminação da água.
De acordo com a docente da Udesc Oeste, o laboratório do curso de Zootecnia analisa qualquer tipo de água, de locais como caixas d’água de prédios comerciais, fontes naturais, poços artesianos, rios, açudes e bebedouros. “Somente realizamos análises microbiológicas”, ressaltou ela.
Coleta
Qualquer pessoa pode encaminhar material para análise pelo laboratório de Zootecnia. Segundo Lenita, o interessado deve buscar o frasco especial esterilizado, informar-se se a água é clorada ou não, pois muda o tipo de frasco, e levar a amostra ao laboratório, preferencialmente até quarta-feira.
“A água recém-coletada é enviada sob refrigeração o mais rápido possível”, alerta. O laboratório fornece a caixa de isopor com conservante térmico especial.
A docente conta ainda que a atividade do laboratório não integra nenhum projeto de extensão. “É uma prestação de serviço”, destacou. “Esse trabalho começou em 2013 e temos a intenção de continuar, sem prazo determinado para parar.”
Leia mais:
16/4/2014 – Laboratório de Biologia Molecular da Udesc Oeste recebe equipamentos e ganha nova estrutura
4/11/2013 – Laboratório de Zootecnia da Udesc Oeste realiza análises microbiológicas de água consumida
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143