Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Ampliado número de representantes...

Ampliado número de representantes no Fórum da Micro e Pequena Empresa e do Microempreendedor Individual

Publicado em Diário Oficial nesta terça-feira, 26, o Decreto no 1.869 no qual o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, regulamenta e reconhece as atribuições do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe/SC). “Ampliamos para 23 membros titulares o número de entidades de representação das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, e órgãos governamentais”, explica a secretária em exercício do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.

O Fempe/SC é o órgão responsável pelos assuntos relativos ao tratamento diferenciado e favorecido dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte (MPES), e aos microempreendedores individuais (MEIs). Entre suas atribuições está a de formular e acompanhar políticas públicas para o segmento, promover a articulação e integração dos órgãos que atuam neste setor, além de realizar ações para a consolidação de programas de apoio, como o Juro Zero e o Polos Industriais, ambos lançados pela SDS.

Segundo o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual, Cau Harger, o maior resultado do Fórum reformulado é o projeto de lei que irá criar o Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual. “A legitimidade para a formulação de políticas públicas para as MPEs catarinenses passa pela consulta às entidades que representam, no caso, os participantes do Fempe”, analisa.

Membros da Fempe/SC – Além da SDS, o Fórum é formado por representantes das Secretarias de Estado de Administração (SEA), Fazenda (SEF), Casa Civil (SCC), Articulação Nacional (SAN), Planejamento (SPG) e Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Complementando a participação governamental, participaram o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Pelo setor privado, compõem a Fempe as seguintes Federações: das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), das Associações de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Fampesc), do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), das Câmaras Dirigentes Lojistas (FCDL), e Catarinense dos Municípios (Fecam). Participam ainda como convidadas as Associações de Micro e Pequenas Empresas das Regiões: do Vale do Itapocu (Apevi); de Blumenau, de Criciúma, de Florianópolis (Metropolitana), de Balneário Camboriú, de Caçador; de Joinville (Ajorpeme); de Tubarão, de Gaspar, de Capinzal e Ouro, de Rio do Sul, de São João Batista, de Campo Erê, de Itajaí e de Lages; e, por fim, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC).

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support