Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Ampliação do saneamento básico...

Ampliação do saneamento básico em Balneário Piçarras fortalece preservação dos mananciais

Região do Rio Piçarras será uma das mais beneficiadas com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN

A preservação do manancial que abastece Balneário Piçarras com água potável é um dos benefícios estimulados pelo trabalho de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). A obra da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tem como benefícios a redução da contaminação, a proteção da biodiversidade, a sustentabilidade dos recursos hídricos e o reforço na saúde pública.

“Essas melhorias mostram como o saneamento básico é um componente vital na proteção e conservação dos mananciais de água, assegurando a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos para as gerações atuais e futuras”, destaca o engenheiro Sanitarista e Ambiental, Everson da Silva Antunes, que é especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, ligado à empresa Econsult Group.

A ampliação do SES ocorre justamente em uma área às margens do Rio Piçarras, buscando evitar a contaminação por patógenos, nutrientes em excesso, metais pesados e outros poluentes. Como é justamente das nascentes que formam o Rio Piçarras que a CASAN capta a água para tratamento e distribuição, o tratamento de esgoto também vai garantir que as reservas de água sejam mantidas e usadas de forma sustentável.

Outra consequência positiva do tratamento de esgoto é a preservação da saúde dos animais nos ecossistemas e da população humana do Município. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico o poder público economiza outros R$ 22,00 em saúde pública. “Isso acontece porque o saneamento básico previne a disseminação de doenças de veiculação hídrica. Mananciais de água limpos e bem protegidos reduzem o risco de contaminação e promovem um ambiente mais saudável”, explica o engenheiro Everson.

A região atendida pela ampliação está concentrada entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras. Ao final da etapa de ampliação, o percentual de tratamento de esgoto de Balneário Piçarras passará à casa dos 37,7% e serão autorizadas mais de 550 ligações ao sistema, que levará o esgoto até a Estação de Tratamento (ETE).

INFORMAÇÕES ONLINE

Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os consumidores podem cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support