Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Ampliação do saneamento básico...

Ampliação do saneamento básico eleva qualidade dos rios de Balneário Piçarras

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras vai colaborar com a conservação ambiental dos dois principais rios do município: o Rio Piçarras e o Rio Furado. O investimento da Casan vai elevar para 37,7% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, permitindo o retorno de um efluente de qualidade à natureza.

“Os ganhos ambientais são diversos e incluem a redução do impacto sobre organismos que vivem nestes cursos d´água e na qualidade geral desses ecossistemas aquáticos”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes.

“O tratamento de esgoto tem impacto positivo sobre os rios receptores, pois reduzir a carga de contaminantes. E no caso de Piçarras, onde o tratamento é do tipo terciário, esse processo é ainda mais completo, permitindo a remoção de matéria orgânica e também de nitrogênio e fósforo, nutrientes que podem comprometer a qualidade dos cursos d´água”, complementa. “A tendência será uma continuidade da melhoria da qualidade dos rios”, reforça.

Como quilômetros depois de suas nascentes o Rio Piçarras e o Rio Furado se unem e desaguam no mar, a ampliação da coleta e tratamento de esgotos também vai contribuir com a balneabilidade. “O oceano é beneficiado pelo tratamento de esgoto devido à redução da carga poluente transportada pelos rios”, explica.

Localizada às margens da BR-101, a ETE de Balneário Piçarras está entre as mais modernas implantadas pela Casan. Totalmente automatizada, pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia.

A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica.  O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário vem sendo desenvolvida pela CASAN nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte). A região abrange a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o oceano e o Rio Piçarras.

Informações online

Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support