Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Ampliação das relações entre...

Ampliação das relações entre SC e EUA pauta visita da cônsul-geral ao governador Jorginho Mello

Foto: Roberto Zacarias / Secom

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu em sua residência oficial, a Casa d’Agronômica, a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean. A reunião começou por volta das 17h de terça-feira, 24, e o objetivo foi reforçar uma aproximação estratégica entre Estado e os EUA.

“Os Estados Unidos são um dos principais compradores dos nossos produtos de excelência produzidos em Santa Catarina por isso é um prazer receber essa visita. Nós temos que conversar ainda mais. Porque podemos avançar em muitas áreas, em especial quando envolvemos inovação e avanços tecnológicos”, disse o governador Jorginho Mello.

Esta foi a primeira visita da nova cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre a Santa Catarina. O encontro com o governador foi um pedido para que ela se apresentasse. “Queremos reafirmar o interesse dos EUA em manter e expandir as relações bilaterais com SC em áreas chave, como meio ambiente, economia e investimentos, educação e cultura, e cooperação em defesa e segurança”, disse a cônsul-geral.

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, acompanha desde o início do ano os trabalhos de aproximação e explica os próximos passos: “Envolve um protocolo de intenções a ser assinado com a Embaixada dos Estados Unidos e uma aproximação muito mais efetiva para a internacionalização, ou seja, para que as empresas catarinenses consigam acessar o mercado americano e para que as empresas americanas consigam se estabelecer em Santa Catarina com facilidade e com segurança jurídica”.

Balança Comercial

Os EUA são um parceiro estratégico no comércio exterior para as empresas catarinenses. O país foi o principal destino das exportações realizadas por Santa Catarina em julho. A lista de produtos inclui: obras de carpintaria para construções, partes de motor, motores elétricos, móveis, madeira e gelatina. O país recebeu sozinho 17% de tudo que SC exportou no mês passado.

De janeiro a julho deste ano, o estado exportou US$ 967 milhões para o país americano e os EUA foram o destino de 14% de tudo que foi exportado, atrás apenas da China.

Nas importações, os EUA são o segundo país com mais relações comerciais com SC. Vem do país 7,5% de todas as importações que chegam ao Brasil pelos cinco portos catarinenses. O país também fica atrás apenas da China nesse quesito. SC importou US$ 1,2 bilhão dos Estados Unidos de janeiro a julho de 2023, produtos que chegam pelo estado e depois são distribuídos para abastecer várias outras unidades da federação brasileira.

A cônsul-geral

Carrie Muntean chegou ao Brasil para assumir o cargo de cônsul-geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre em julho de 2023. Ela é oficial de carreira do corpo diplomático do Departamento de Estado. Antes de ser designada para o posto em Porto Alegre, Carrie foi vice-diretora do Escritório de Assuntos Centro-Americanos do Departamento de Estado. Ela também foi diretora de uma equipe dedicada a ampliar a cultura de liderança, gestão e inovação dentro do Departamento de Estado.

Entre suas atribuições mais recentes no exterior estão cônsul-geral dos EUA em Managua, capital da Nicaragua, e posições em Moscou, Londres, Luanda e no Panamá. Carrie fala português, espanhol, e um pouco de russo.

Avatar
Escrito por:

Thiago Santaella | Secom

Assessor de comunicação na Secom-SC | Contato: thiago.santaella@secom.sc.gov.br e (48)3665-3045

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support