Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Alunos treinados pela Udesc...

Alunos treinados pela Udesc Ibirama conquistam 12º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os quatro alunos da Escola Walmor Ribeiro, de Ibirama, treinados pelo Laboratório de Robótica do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), obtiveram o 12º lugar na categoria ensino fundamental durante a Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no último final de semana, em Fortaleza. Os estudantes competiram com 33 equipes de todo o país.

“Parece pouco, mas essa posição é significativa quando consideramos que 34 equipes estavam disputando a final nacional”, afirmou o professor Fernando Santos, coordenador do projeto de extensão “O Uso da Robótica de Forma Prática e Lúdica”, da Udesc Ibirama, e que acompanhou os alunos na viagem a Fortaleza.

Ele lembra que as 34 classificadas para a etapa nacional foram selecionadas “de um grande grupo de 402 equipes”, que disputaram as etapas regionais de todo o Brasil.

As competições foram realizadas na Universidade de Fortaleza (Unifor) e terminaram no domingo, 20. A campeã foi uma equipe da Bahia, que vai representar o País no Robocup Junior Mundial, em julho de 2014, no Brasil. Confira os resultados gerais da olimpíada.

O robô
Na etapa regional, disputada em agosto no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, quando obtiveram o primeiro lugar, os alunos apresentaram um robô autônomo e sem controle remoto capaz de se locomover em um ambiente que representava um cenário de desastre com obstáculos e rampas à procura de sobreviventes.

Na etapa nacional, os estudantes competiram com um aparelho bem mais complexo e completamente autônomo para cumprir a missão de seguir uma trilha com obstáculos e desafios.

O robô que participou da competição foi montado a partir do kit educacional Lego disponibilizado no comércio, que contém peças específicas como motores e sensores (que detectam diferenças de luminosidade) e de distância.

“Além de saber encaixar essas peças, foi preciso construir um software, a inteligência do robô, que recebeu ajuda do Laboratório de Robótica da Udesc Ibirama”, explicou o professor.

Fernando Santos destacou também que, no momento em que elabora o software, com os seus itens de comando, o aluno desenvolve o raciocínio lógico e coloca em prática questões matemáticas e de física que aprendeu em sala de aula.

Para construir o aparelho, os alunos freqüentaram o Laboratório de Informática da Udesc Ibirama duas vezes por semana desde abril de 2012.

Leia mais:

10/10/2013 – Alunos de escola treinados pela Udesc Ibirama participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143