Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos do projeto Cidadão...

Alunos do projeto Cidadão Consciente participam de simulado de acidente de trânsito em Itajaí


Foto: Silvia Daleffe/ADR Itajaí

Assim que o caminhão do Corpo de Bombeiros chegou ao local da ocorrência, Eduarda Vieira foi uma das primeiras pessoas a socorrer a vítima. Responsável pelo atendimento com vítimas que acabaram de sofrer um acidente de trânsito, a bombeira seguiu todos os procedimentos adotados em situações de emergência. Aluna da EEB Paulo Bauer, em Itajaí, Eduarda, de 15 anos, foi uma das personagens do simulado de conclusão da 6ª edição do projeto “Cidadão Consciente – Juntos podemos salvar milhões de vidas”, no Centreventos Itajaí, nesta terça-feira, 28.

O projeto é organizado pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com a Gerência Regional de Educação de Itajaí e Instituto Geral de Perícias, e envolveu neste ano 119 estudantes, entre 13 e 16 anos, das escolas Paulo Bauer e XV de Junho. No curso, os alunos vivenciaram todos os procedimentos realizados durante uma ocorrência de trânsito, atendimento de primeiros socorros, apoio de agentes de trânsito e procedimentos quando ocorre óbito no local.  Além disso, receberam treinamento sobre legislação de trânsito, pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), e sobre ética e cidadania, pelo Corpo do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

O coordenador do projeto, sargento Gil Vicente Pereira, salientou que a conscientização para um trânsito mais seguro deve incluir os adolescentes. “Daqui a alguns anos, estes alunos estarão com sua habilitação e circulando como motoristas O curso quer passar para eles a importância da direção defensiva e da cidadania”, disse. Conforme a gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, que participou da formatura, em 2018 o projeto poderá ampliado para outras escolas da rede estadual em Itajaí. “O governo trabalha em conjunto para reforçar o aprendizado dos estudantes, neste caso, as lições são para a vida em comunidade”, destacou.

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support