Alunos do Ensino Médio Integral da EEB Almirante Barroso recebem visita de representante do Instituto Ayrton Senna
Com objetivo de apoiar as equipes escolares em relação à semana de Integração e implementação da proposta de Educação Integral, alunos do Ensino Médio Integral, matriculados na Escola de Educação Básica (EEB) Almirante Barroso, em Canoinhas, tiveram a visita e palestra na manhã desta terça-feira, 21, do agente técnico do Instituto Ayrton Senna, Fábio Zwifka.
A equipe da gerência de Educação de Canoinhas e o diretor Pedro Penteado do Prado acompanharam todo o encontro. O representante do Instituto também acompanhou em sala de aula os alunos e suas atividades. A equipe da escola também pode compartilhar observações sobre os pontos de conquista e aprimoramento para avançar em relação ao planejamento coletivo das atividades escolares, aos princípios e metodologias da proposta de Educação Integral e engajamento da escola para a proposta da Educação Integral.
“Podemos observar que o Ensino Médio Integral nos propõe uma nova concepção de escola, com propostas pedagógicas diferenciadas. Somos umas das 16 escolas escolhidas pela Secretaria de Educação para implantação do novo ensino médio, e estamos sentindo uma boa receptividade dos alunos a proposta”, comenta o diretor.
Sobre o Ensino Médio Integral
Desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Natura, o programa de Educação Integral está atendendo 16 escolas públicas catarinenses a partir deste ano letivo, incluindo a EEB Almirante Barroso, de Canoinhas. O programa beneficia aproximadamente 1,3 mil estudantes e visa levar uma proposta inovadora de educação em tempo integral para o Ensino Médio, começando com turmas do primeiro ano.
Para a gerente de Educação, Tânia Medeiros, mais do que ampliar o tempo de aula dos alunos, o objetivo deste projeto é melhorar a qualidade do ensino oferecido na rede. “O Ensino Médio Integral visa valorizar a formação do jovem para o século 21”, enfatiza.
Conheça mais sobre a proposta de Educação Integral para o Ensino Médio
A proposta de Educação Integral desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna prevê uma mudança na concepção atual de ensino, buscando levar à escola uma dinâmica que prepare os jovens para os desafios do século 21.
Na versão implementada em Santa Catarina, os estudantes tem aulas em tempo integral durante quatro dias na semana. O currículo foi reorganizado em quatro grandes áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Trabalhando com teoria e prática de formas contundentes, o currículo permite uma visão mais ampla da aprendizagem, que se pretende mais integrada e integradora.
O currículo contempla a existência de um núcleo articulador – um conjunto de aulas para o desenvolvimento de competências e habilidades para o século 21, no qual os jovens poderão trabalhar em projetos voltados a planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisar e estudar. Nesses projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para resolver problemas e planejar seus projetos de vida.
Toda a proposta de educação integral está orientada por um conjunto de competências, que articulam aprendizagens cognitivas e socioemocionais. Essa matriz é a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no dia a dia das escolas. Dessa forma, as ações têm sempre uma orientação e intenção comuns que é a formação para a autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para realização de seus projetos de vida.
Essa proposta de Educação Integral para o Ensino Médio já vem sendo desenvolvida em sua forma plena em três escolas do Rio de Janeiro. No Colégio Estadual Chico Anysio (CECA), por exemplo, o projeto existe há quatro anos e, nesse período, o número de alunos com bons resultados em matemática foi 10 vezes maior que nas outras escolas da rede. Em português, o número foi 4 vezes maior. Pelos altos níveis de aprendizagem, o CECA se destacou entre as melhores escolas públicas no Enem 2016, sendo o primeiro colocado entre as escolas de mesmo nível socioeconômico no Estado do Rio de Janeiro.
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