Alunos do Encceja crescem na regional de Criciúma
Uma nova oportunidade para quem não conseguiu terminar os estudos está atraindo cada vez mais jovens e adultos a conquistar a certificação escolar. Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) vem recebendo cada vez mais inscritos e já formou novos alunos na regional de Criciúma em 2018.
“São estudantes que em certo período de suas vidas deixaram de estudar por vários motivos: ingresso no mercado de trabalho, reprovação falta de incentivo por parte da família na idade certa e muitas outras situações típicas da elevada evasão escolar no Brasil até nossos dias”, explicou a gerente Regional de Educação, Jucilene Antônio Fernandes.
Na última semana, a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered) iniciou as certificações dos alunos aprovados no programa. O aluno Cassiano Justo de Souza exibiu com alegria o seu certificado. “Vou seguir meus estudos e fazer um curso superior de história”, comemorou.
De acordo com dados da gerência, a procura vem aumentando nos últimos anos e em 2017 alcançou 3.832 candidatos, um número expressivo e positivo para a região, porém, ainda há o desafio para os gestores educacionais, em fazer com que os candidatos não desistam de realizar o exame na data estabelecida. “O número de aprovados que estão aumentando a cada ano é motivo de satisfação e otimismo em continuarmos divulgando esta nova forma de conclusão das etapas de ensino no Brasil”, concluiu a gerente.
Anualmente os Jovens e Adultos que tenham interesse em concluir o Ensino Fundamental e Médio poderão se inscrever no site: http://enccejanacional.inep.gov.br. A idade mínima necessária para o Ensino Fundamental é de 15 anos e para o Ensino Médio 18 anos.
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma