Alunos do Escola Professora Elza Mancelos de Moura apresentam trabalhos de conclusão de curso
Na última semana, os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP – da Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, apresentam trabalhos de conclusão de curso.
A grade curricular da turma do curso técnico prevê três anos de aulas integrais, mescladas às disciplinas do ensino médio regular. No último ano os alunos cursam uma disciplina de práticas profissionais cujo objetivo é instiga-los a desenvolver um trabalho científico com base em todo conhecimento adquirido de forma interdisciplinar durante sua vida escolar.
O professor das disciplinas técnicas Osvaldo Hoffmann destacou que o trabalho consiste no desenvolvimento de alguma aplicação ou pesquisa bibliográfica sobre temas que visem melhorias em algum setor, empresa, mas que estejam de alguma forma relacionados com tecnologia.
Conforme ele, neste ano, foram desenvolvidos 11 projetos, todos sob sua orientação com apoio dos demais professores e toda a direção e equipe pedagógica da escola, além de Evaldo José Griebler, professor das disciplinas técnicas e a professora Viviane Backes, professora de Língua portuguesa.
O diretor da escola Nelson Pereira Matias destacou a importância da formação. “Ao final de um curso técnico, apesar das dificuldades, o que vemos são alunos muito mais preparados tanto para o mercado de trabalho, quanto para entrar na Universidade, independente do curso que desejam seguir”, concluiu.
Projetos desenvolvidos
As alunas Bruna Fernanda Bohn, Gabrieli da Silva Rambo e Jéssica Francisco desenvolveram o projeto “Alfabetização Guarujaense”.
As alunas Gabriela Paula Busatta Gonçalves, Marinês Mallmann, Pabline Eloá Oliveira da Rosa desenvolveram o projeto “Análise de Crédito – GMP”.
Os alunos José Otávio Bremm e Mario André Padilha projetaram um sistema denominado “Pousada do Larry”, para auxiliar no ramo hoteleiro.
Os alunos Kaue de Lima Albrecht e Pedro Valcarenghi projetaram Jogos De Luta; Felipe Wolfart, Leonardo Heitor Arend, Samuel Barilli criaram um sistema de gerenciamento de oficina mecânica e Luana Aosani e Luana Schmiddel projetaram um sistema para o setor imobiliário.
Um sistema para Gerenciamento de Canil foi desenvolvido pelas alunas Ana Luiza Síveris e Luana Caroline Winter.
Já André Tiago Graf, Carlos Eduardo Zerwes e Diogo José Henicka Schmitt desenvolveram um sistema para a Mecânica Guarujá.
Um sistema de gerenciamento de consultório odontológico foi projeto pelos alunos Bruna Giehl, Rafael Thalheimer e Vinicius Rieri Tschiedel.
Para o setor de Móveis, foi projetado um sistema pelos alunos João Emanuel Cattani da Silva, Matheus Felipe Barth e Rafael Antonio da Silva.
Por último, os alunos Daniele Dalla Vecchia, Jean Paulo Kehl projetaram um sistema de acessibilidade a jogos de várias plataformas e estilo.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira