Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos do EMI de...

Alunos do EMI de Iporã do Oeste fazem resgate histórico cultural das comunidades de abrangência da EEB São Lourenço

Escola de Educação Básica São Lourenço, de Iporã do Oeste, juntamente com os alunos do Ensino Médio Inovador (EMI), realizou neste ano a pesquisa de campo “Resgate histórico e cultural das comunidades de abrangência da EEB São Lourenço”. O objetivo foi recuperar a história sociocultural das 10 comunidades de abrangência da escola.

 

“O projeto surgiu com o intuito de resgatar a história e a cultura local, tendo em vista que na comunidade existem diversas atividades culturais que precisam ser retomadas e vincular com as atuais, que necessitam ser mais valorizadas e apresentadas à população. Também teve o objetivo de mobilizar a capacidade dos alunos, para que possam participar plenamente da cultura, conhecendo, apreciando, criando e pensando sobre a produção humana de seu tempo e dos seus antepassados. A pesquisa desempenha, portanto, um papel fundamental na educação”, considerou Ismael Pedro Kosmann, professor orientador de Convivência da EEB São Lourenço.

Segundo ele, o trabalho se iniciou com pesquisa de campo dos aspectos culturais, sociais, econômicos e geográficos. Os alunos também realizaram entrevistas com os pioneiros e, posteriormente, produziram um vídeo sobre a colonização de cada comunidade, que foi entregue aos pioneiros no dia 7 de setembro.

eeb sao lourenco resgate historico 1 20141104 1528877694O professor Ismael lembrou que toda a pesquisa e coleta de dados foram contextualizadas através de defesa de banca. “Com isso, os educandos puderam destacar a evolução das comunidades. A defesa foi feita, em um primeiro momento, para a comissão julgadora. Logo após, houve a apresentação para a comunidade escolar, juntamente com a presença dos pioneiros”, contou.

Após encerrado o processo de construção e apresentação, o trabalho será transformado em documentário e ficará à disposição para todos os membros das comunidades.

{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}