Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste participam do Dia do Campo com visitas a centro de treinamento
Cerca de 70 alunos do curso de Zootecnia, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do Dia do Campo Simulado no Centro de Treinamento de Chapecó (Cetrec) para iniciar a relação do futuro profissional com os públicos com os quais poderão vir a trabalhar, como as famílias de agricultores.
A ação foi coordenada pelo professor de Zootecnia Paulo Ricardo Ficagna, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Os acadêmicos são da sétima fase da disciplina de Comunicação e Extensão Rural, e da primeira fase, disciplina de Agroecologia.
Na simulação, os alunos da disciplina de Agroecologia desempenharam a função de agricultores. Segundo o professor Ficagna, eles tiveram a oportunidade de vivenciar a apresentação da estrutura do Cetrec, que tem, como uma de suas atividades principais, a bovinocultura de leite a base de pasto com elementos de sustentabilidade.
O docente da Udesc Oeste explicou que, para organizar a atividade, foi feito um trabalho teórico em sala de aula associado à visita ao campo, que foi acompanhada pelos técnicos Everton Poletto, Tomé Blomer e Sonia Maria Bortolanza, do Cetrec.
Visitas
Organizados em cinco grupos, os alunos visitaram as seis estações do Cetrec: Ecossistemas Naturais e Preservação da Água, Conservação do Solo, Sistema de Integração Lavoura e Pecuária, Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite, Produção de Leite a Pastos Perenes de Verão com Sobresemeadura de Inverno e Máquinas e Equipamentos Agrícolas.
Na estação Ecossistemas Naturais e Preservação da Água, os acadêmicos conheceram o funcionamento do ciclo hidrológico, a importância em preservar a floresta no topo dos morros e no entorno dos cursos de água e as estruturas físicas existentes para captar e proteger a água usada para consumo.
Na estrutura Conservação do Solo, receberam informações sobre a qualidade física, química e biológica do solo com as técnicas usadas para estimulá-las e preservá-las, como a cobertura e adubações verdes, sobre a relação simbiótica entre plantas, microorganismos e fertilidades do solo, e sobre métodos físicos, como a construção de terraços.
Já na estação Sistema de Integração Lavoura Pecuária, conheceram os benefícios da propriedade rural planejada, que possibilita que o solo seja explorado economicamente durante o ano ou, pelo menos, na maior parte dele, com o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a custos mais baixos, devido à sinergia que se cria entre lavoura e pastagem.
Qualidade do leite
Os cuidados na ordenha também foram expostos aos estudantes na visita à estação Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite. Os técnicos informaram que as condições sanitárias do local influenciam na qualidade do leite e na saúde dos animais.
Outra estrutura do Cetrec, sobre produção de leite em pastos perenes de verão com sobresemeadura de inverno, passou informações sobre os tipos de pastagens e sobre manejo de implantação, instalação de cercas elétricas, fornecimento de água nos piquetes e criação de sombra.
Na última estação visitada, os acadêmicos conheceram a forma como é feito o planejamento na construção de galpões em propriedades rurais para abrigar as máquinas e equipamentos agrícolas.
Leia mais:
13/5/2013 – Udesc Oeste comemora Dia do Zootecnista com atividades de campo e palestras
22/4/2013 – Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste fazem estágios em priopriedades rurais
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143