Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos de licenciaturas da...

Alunos de licenciaturas da Udesc podem se inscrever em bolsas de iniciação à docência até quinta

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu nesta segunda-feira, 24, as inscrições para alunos de licenciaturas da instituição que querem participar da seleção de 192 vagas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que é voltado à formação de professores para a educação básica. O prazo terminará nesta quinta-feira, 27.

As bolsas mensais de R$ 400 serão distribuídas aos selecionados entre março de 2014 e fevereiro de 2016 e não poderão ser acumuladas com quaisquer outras (exceto auxílio-permanência), mas é permitido ter emprego, desde que não seja na Udesc ou em escolas participantes do programa. 

De acordo com o edital, as inscrições precisarão ser feitas no período vespertino, das 13h às 19h, nos departamentos dos cursos de licenciatura envolvidos. As vagas estão distribuídas nos centros de:

Artes (Ceart): Artes Visuais (15), Música (17) e Teatro (16);
Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid): Educação Física (6);
Ciências Humanas e da Educação (Faed): História (16), Geografia (16) e Pedagogia (34);
Ciências Tecnológicas (CCT): Física (12), Matemática (12) e Química (16);
Educação a Distância (Cead): Pedagogia (32), no polo de Laguna.

Os candidatos passarão por uma entrevista entre esta sexta-feira, 28, e sexta-feira da próxima semana, 7. O resultado será divulgado três dias depois.

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com mensagem para o e-mail pibid.reitoria@udesc.br.

Recursos federais

Com recursos do Ministério da Educação (MEC), o Pibid busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a alunos de licenciaturas participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com escolas da rede pública.

Os professores das escolas são mobilizados a atuarem como co-formadores dos futuros docentes, o que as torna protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribui para a articulação entre teoria e prática.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

{article Rodrigo Brüning Schmitt – Udesc}{text}{/article}

     

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support