Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos de escolas estaduais...

Alunos de escolas estaduais e municipais do Oeste terão acesso ao planetário móvel da Udesc

A partir de maio, alunos de escolas municipais e estaduais de 23 cidades terão sessões no planetário digital móvel que está sendo adquirido pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A compra do equipamento se tornou possível com a aprovação do projeto “Popularização Científica e Tecnológica no Oeste Catarinense” pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O valor de R$ 87.800,00 já foi liberado e será utilizado também para o treinamento da equipe que realizará as sessões.

As projeções do planetário serão feitas em estabelecimentos escolares dos municípios que integram as secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Chapecó e Maravilha.

Estrutura
O planetário digital móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro. Por meio de sua estrutura interna, que pode acomodar até 40 pessoas, será possível projetar o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, “sem poluição e iluminação”, diz o coordenador do projeto, o professor da Udesc Oeste Daniel Iunes Raimann.

Durante as sessões, que durarão em média 25 minutos, os alunos poderão visualizar o céu, as estrelas, planetas, Sol, Lua, constelações e galáxias.

Por ser um equipamento digital, permite também a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento. “Temas que despertam a curiosidade poderão ser apresentados, como Astronomia, tecnologia espacial, Ecologia, origem da vida e Climatologia”, informa o professor.

Projeto de extensão
A aquisição do planetário digital móvel integra as ações do projeto de extensão Espaço Astronomia, mantido pela Udesc em Pinhalzinho, e do programa voltado à melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem de Ciências Exatas na Região Oeste.

De acordo com o professor Daniel Raimann, as atividades visam despertar o interesse pelo estudo das Ciências em geral, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e promover espaços de discussão entre professores do ensino fundamental, médio e superior “na busca de alternativas para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem”.

O projeto, com duração de 24 meses, será executado por Raimann e pelos docentes Paulo Ricardo Ficagna, Evandro Luis da Cunha, Mayra Teruya Eichemberg e Renata Mendonça Rodrigues, da Udesc Oeste; pela técnica Simone Marcon, da Prefeitura de Chapecó, por alunos; e por membros da Associação Apontador de Estrelas, criada em 2013 para divulgar a Astronomia e ciências correlatas.

Leia mais:
11/10/2013 – Egressos dos cursos de extensão da Udesc Oeste criarão Associação Apontador de Estrelas

22/8/2013 – Curso gratuito de astronomia e astronáutica da Udesc Oeste tem procura elevada

4/4/2013 – Projeto da Udesc Oeste permite observação do espaço em Chapecó

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support